MAPUTO, 27 DE MARÇO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, transmitiu a mensagem sobre a necessidade de todos unirem-se ao trabalho para que o país alcance a independência económica, bem como a estabilidade política e social entre os moçambicanos. O estadista falava esta quinta-feira, em Nampula, no arranque da sua visita de trabalho de três dias à província, onde realizou um comício popular para interagir directamente com a população e auscultar as suas preocupações.

“Nós queremos trabalhar junto do povo. A nossa missão como governo é criar melhores condições de vida para os moçambicanos. Este é o momento de trabalho para construirmos Moçambique”, afirmou o Chefe de Estado, reforçando o compromisso do seu executivo em governar de forma participativa e inclusiva.

Esta é a primeira visita oficial do Presidente Chapo a Nampula, desde que assumiu a Presidência da República, em Janeiro deste ano. No entanto, já havia estado na província recentemente para acompanhar os trabalhos de recuperação e assistência humanitária às vítimas do Ciclone Jude, que assolou severamente a região norte do país.

Durante o comício, o governante destacou que a sua governação será de proximidade com o povo, reafirmando o compromisso assumido no seu discurso de tomada de posse. “Viemos aqui para avaliar como o nosso governo está a trabalhar com o povo e para o povo da nossa província de Nampula, porque nós somos governo graças ao povo. Se o povo não votasse em nós, não seríamos governo”, frisou.

A população de Nampula saudou a visita do estadista e manifestou confiança na sua liderança, acreditando que sob a sua orientação a província superará desafios e consolidará o desenvolvimento. No comício, os munícipes enalteceram o esforço do Presidente na promoção do diálogo político para garantir paz e estabilidade no país.

O Presidente reiterou a sua gratidão ao povo de Nampula pelo apoio demonstrado nas eleições de 9 de Outubro de 2024. Reconheceu que o emprego para os jovens e a autonomização económica das mulheres são preocupações centrais, tendo realçado a aprovação de um fundo de desenvolvimento local para impulsionar negócios e investimentos.

O Chefe de Estado abordou ainda o impacto do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, assinado recentemente entre o Governo e os partidos políticos, destacando-o como um passo essencial para a estabilidade nacional. “Cada um de nós como moçambicanos tem que ser portador de mensagem de paz, mensagem de paz e reconciliação”, defendeu o Chefe de Estado.

O estadista alertou a população sobre os perigos das mensagens falsas que incitam à rebelião e à destruição de infra-estruturas públicas, como as registadas após as eleições. Destacou a importância de preservar escolas, hospitais e estradas, bem como de combater tudo o que impede o progresso, incluindo a corrupção e o nepotismo. No final do comício, o Presidente da República enfatizou a necessidade de valorizar os símbolos nacionais e os heróis moçambicanos, apelando à unidade e ao trabalho. “Vamos trabalhar, vamos trabalhar na agricultura para termos comida, sermos auto-suficientes e não importarmos comida. Vamos trabalhar na indústria para que aquilo que nós produzimos seja transformado localmente e conservarmos por muito tempo”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*