
MAPUTO, 28 DE AGOSTO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, participou esta quinta-feira, em Kigali, numa Mesa Redonda de Negócios que juntou empresários de Moçambique e do Ruanda, no quadro da visita de trabalho que efectua ao país a convite do seu homólogo, Paul Kagame.
No início da sua intervenção, o Chefe do Estado manifestou apreço pela hospitalidade do povo ruandês e destacou a organização da visita, reiterando, em nome do povo moçambicano, o reconhecimento pelo apoio do Ruanda na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado. Sublinhou que essa solidariedade traduz a verdadeira irmandade africana e contribuiu de forma significativa para a restauração da paz, da estabilidade e da confiança no futuro de Moçambique.
O encontro empresarial constituiu uma plataforma para reforçar as relações económicas e explorar novas áreas de cooperação. Perante líderes empresariais dos dois países, o Presidente Chapo afirmou que Moçambique e Ruanda, apesar da distância geográfica, partilham uma visão comum de transformação estrutural das suas economias, de promoção da inovação, da digitalização e da construção de sociedades mais inclusivas e prósperas.
O estadista moçambicano acrescentou que a ocasião representa um marco importante para dinamizar os acordos já existentes e aproveitar as oportunidades da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que abre espaço para uma maior integração económica entre países africanos.
Outrossim, o Presidente moçambicano apresentou como áreas prioritárias de investimento a agricultura e o agro-processamento, a energia e os recursos naturais, a logística e conectividade, a indústria e transformação local, bem como o turismo e serviços. Sobre este último sector, sugeriu a possibilidade de uma ligação aérea directa entre os dois países como forma de potenciar este sector.
O Chefe do Estado sublinhou ainda que Moçambique vê no Ruanda um parceiro estratégico pela sua experiência em inovação tecnológica, digitalização e gestão urbana moderna. “Juntos, podemos construir parcerias complementares, com o Ruanda como polo de inovação e serviços, e Moçambique como polo de energia, recursos e mercados”, afirmou.
Além disso, realçou que os Governos criam as condições políticas e institucionais, mas é o sector privado que garante a dinamização e sustentabilidade da transformação económica. Nesse sentido, apelou aos empresários moçambicanos e ruandeses para investirem em conjunto, partilharem conhecimento e criarem emprego através de cadeias de valor regionais.
“A nossa visão é de uma parceria onde todos ganham: em que os nossos jovens encontram empregos, as nossas economias se diversificam e as nossas nações se tornam mais fortes em África e no mundo”, acrescentou o estadista.
Na parte final da sua intervenção, o Presidente Daniel Chapo reiterou que Moçambique está aberto, pronto e determinado a aprofundar a cooperação com o Ruanda. Expressou confiança de que as discussões mantidas em Kigali vao gerar novos projectos, novas parcerias e novas pontes de prosperidade entre os dois povos. “Juntos, transformemos oportunidades em realizações concretas. Juntos, avancemos para um futuro de independência económica, dignidade e prosperidade partilhada para Moçambique, Ruanda e para toda África”, concluiu.