MAPUTO, 07 DE AGOSTO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu hoje em audiência, no seu Gabinete de Trabalho, o líder religioso Onório Cutane, num encontro centrado na promoção da reconciliação nacional, da paz e da dignidade humana. A audiência insere-se nos esforços do Chefe de Estado para envolver activamente os líderes religiosos na construção de um Moçambique uno e pacífico, numa altura em que o país enfrenta desafios cíclicos ligados à violência e polarização social.

Falando à imprensa à saída do encontro, o líder religioso manifestou o seu apreço pela abertura demonstrada pelo Presidente da República, sublinhando o carácter acolhedor e humilde do Chefe do Estado. “Hoje tive uma sessão de conversa com o Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência o Presidente Daniel Chapo”, afirmou, sublinhando que a audiência foi motivada pela preocupação com as crises sociais que recentemente abalaram o país.

“Como um líder cristão e congregacional, vendo o país a ser devastado por várias crises, das quais as crises sociais que vivenciámos há pouco tempo, sentimos uma necessidade de nos aproximarmos para podermos deixar uma palavra de aconselhamento e de oração à Sua Excelência o Presidente da República e também ao Governo de Moçambique”, disse.

Onório Cutane descreve o encontro como “muito frutífero, muito prazeroso”, elogiando a disposição do Presidente Chapo para ouvir e dialogar sobre os problemas do país. “O Presidente é uma pessoa muito humilde, com o coração muito aberto, que isso é muito importante. De longe, as pessoas poderão ter uma outra imagem dele, mas de perto é uma imagem diferente”, declarou.

O líder religioso destacou ainda a necessidade urgente de o país ultrapassar os ciclos de violência que se repetem em períodos eleitorais. “Moçambique é um país que está cíclicamente a passar por violências. Em cada eleição há violência, são guerras, sangue derramado inocentemente e o país precisa de cura”, advertiu.

Para o líder cristão, a solução reside na reconciliação nacional, no amor ao próximo e na valorização da vida humana. “A cura só é possível quando houver reconciliação nacional, quando houver valorização da dignidade da vida humana, da vida dos moçambicanos”, afirmou, acrescentando que “só com amor no coração e com união e com perdão e reconciliação podemos desenvolver o nosso país”.

Onório Cutane considera que o Presidente Chapo merece o apoio de todos os moçambicanos na missão de construir uma nação reconciliada e próspera. “É alguém que é mesmo aberto para os problemas do país, para o bem dos moçambicanos e que precisa de uma chance [oportunidade] para mostrar que é possível reconciliar os moçambicanos e tornar Moçambique um país uno, desenvolvido e para o bem de todos os moçambicanos”, defendeu.

Desde o início do seu mandato, o Presidente da República tem enfatizado que a paz duradoura exige o fim dos discursos de ódio e a promoção de mensagens de união, perdão e amor. Para o Chefe do Estado, os líderes religiosos têm um papel central na coesão social e no combate à intolerância, sendo aliados fundamentais no processo de reconciliação do país. No final das declarações, Onório Cutane deixou uma bênção à Nação: “O Presidente aceitou a nossa oração, nossos conselhos e, acima de tudo, para o bem de Moçambique, que é Moçambique de todos nós. Deus abençoe o Presidente, abençoe o Governo de Moçambique e abençoe o povo de Moçambique”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*