
MAPUTO, 24 DE JULHO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, encorajou hoje a província da Zambézia a manter o rumo do seu desenvolvimento, apesar dos desafios que enfrenta, elogiando a resiliência da região face às adversidades.
Durante a Sessão Extraordinária do Conselho Executivo Provincial, alargada ao Conselho dos Serviços de Representação do Estado, Administradores Distritais e Presidentes dos Conselhos Autárquicos, realizada em Quelimane, o Chefe do Estado reconheceu os avanços alcançados, sublinhando que “a província está a caminhar” e deve “continuar a trabalhar para desenvolvermos a Zambézia”.
Nas suas notas, o Presidente Chapo destacou os resultados positivos alcançados pela província no primeiro semestre de 2025, apesar das dificuldades enfrentadas. “Os indicadores estão bastante positivos comparativamente ao ano passado e sabemos que a Zambézia está com muitos desafios”, afirmou, referindo-se às manifestações violentas e aos ciclones que devastaram a região.
Durante a sessão, o governo provincial apresentou o relatório de actividades de 2024, os primeiros 100 dias do novo ciclo de governação e o balanço semestral da execução do Plano Económico e Social. O estadista incentivou uma reflexão crítica sobre o documento. “Os efeitos [dos desafios] são esses que nós estamos a ver aqui no relatório, a baixa de produção e outros aspectos importantes, mas mesmo assim, a província no que toca à receita conseguiu resultados positivos”, observou.
Após a apresentação, o Presidente da República concedeu a palavra aos ministros e quadros do governo central que o acompanham, para analisarem em conjunto os dados e contribuírem com ideias para melhorar o desempenho governativo local. Na sua intervenção, o Chefe do Estado levantou preocupações específicas, nomeadamente sobre o pagamento de horas extras a funcionários públicos.
Outra preocupação apresentada foi a necessidade de reforçar o combate à corrupção. O governante quis saber como está a ser executada a estratégia provincial de combate a este mal. “O que é que nós estamos a fazer concretamente nesta questão de combate à corrupção?”, interpelou, sublinhando a importância de assegurar integridade e transparência na gestão pública.
Outrossim, abordou questões estruturantes como o crescimento populacional e o emprego jovem. “Gostaríamos de saber qual é o nosso índice. É a província que tem mais nascimentos e qual é o nosso índice de desemprego ao nível da província, neste momento, porque este é outro desafio”, apontou.
Durante o encontro, o Presidente Chapo quis ainda saber detalhes sobre a transitabilidade das estradas, o nível de abastecimento de água, segurança alimentar, os subsídios dos líderes comunitários e social básico, entre outros aspectos. Todos esses pontos, segundo o governante, são fundamentais para consolidar a governação local e acelerar o progresso social e económico da província. A visita do Chefe do Estado à Zambézia prossegue com diversas actividades que visam aprofundar o contacto com as populações, avaliar projectos em curso e reforçar a articulação entre os órgãos centrais, provinciais, distritais e municipais na promoção do desenvolvimento local.