MAPUTO, 18 DE JULHO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, destacou esta quinta-feira, em Bissau, o papel fundamental da diáspora na promoção da boa imagem de Moçambique e no fortalecimento das relações internacionais.

O Chefe do Estado falava durante um encontro com a comunidade moçambicana residente na Guiné-Bissau, imediatamente à sua chegada ao país, onde está a participar da XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre sob o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”. Enalteceu o contributo dos compatriotas no exterior, particularmente em missões profissionais e organizações internacionais.

“Tem sido nosso hábito sempre que nos deslocamos para um país nos encontrarmos com a comunidade moçambicana na diáspora. Por isso que nomeámos uma secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana na Diáspora, para cuidar dos moçambicanos lá na diáspora”, afirmou o Presidente Chapo, reiterando o compromisso do Governo com a aproximação às comunidades moçambicanas espalhadas pelo mundo.

Segundo o estadista moçambicano, a secretária de Estado tem vindo a realizar visitas a diversos países, no âmbito da implementação da nova política da diáspora recentemente aprovada. “Ela já começou um périplo pelos países a nível mundial, mas em função do trabalho que ela vai fazendo, sempre se encontra [com a diáspora moçambicana] e vai dialogando sobre a política da diáspora que nós aprovámos recentemente”, referiu.

O Presidente da República acrescentou que as visitas continuarão, dando prioridade às regiões com maior número de cidadãos moçambicanos. “Agora vai dar uma volta também na região [da SASC], mas depois vai continuar a visitar os países onde nós temos mais moçambicanos”, indicou.

Satisfeito com o envolvimento activo dos moçambicanos residentes na Guiné-Bissau, o governante elogiou o seu desempenho profissional. “Estou bastante satisfeito, porque todos que estão aqui são moçambicanos, mas estão em missões concretas e estão a fazer coisas concretas, até em organizações internacionais. Para nós isso é um orgulho, ver moçambicanos num outro país a prestar serviços de qualidade, e profissionais destacados a nível das organizações internacionais”.

O chefe do Estado sublinhou ainda o papel de cada moçambicano na diáspora como representante do país onde quer que se encontre, agindo como embaixador, representando “a nossa bandeira, o nosso hino e tudo aquilo que é Moçambique”.

Outrossim, incentivou a comunidade a manter vivo o espírito de patriotismo e a contribuir para a construção de uma imagem positiva de Moçambique. “Sendo assim, é bastante importante nos encontrar convosco para continuarmos a promover a boa imagem do país na diáspora, sobretudo aqui em Guiné Bissau”.

Durante o encontro, o estadista reiterou que a sua deslocação a Bissau visa consolidar os laços de amizade e cooperação entre os dois países. O Presidente da República finalizou recordando os vínculos culturais e linguísticos que unem os países lusófonos, especialmente os de África, no seio da CPLP). “Querendo ou não, acabamos formando uma família da CPLP, com laços de língua, de amizade, de cooperação, de cultura e das nossas histórias. Por isso nós chegámos aqui, mas em termos de língua é como se estivéssemos em casa”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*