MAPUTO, 11 DE JULHO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, prosseguiu hoje (11 de Julho) com a sua visita de trabalho à província de Maputo, levando uma mensagem de paz, reconciliação e desenvolvimento inclusivo.

A jornada começou com encontros com líderes religiosos e funcionários do Estado, culminando com uma reunião com as lideranças comunitárias da província. Teve como momentos centrais a inauguração da segunda linha de produção da fábrica de tubos da Export Trading Group (ETG) Steel Solution, no Parque Industrial de Beluluane, e um comício popular na localidade de Pessene, distrito da Moamba.

No parque industrial, o Chefe do Estado saudou os trabalhadores da nova unidade fabril da ETG, destacando o empenho do Governo no estímulo ao investimento e à industrialização. “Eu quero aproveitar esta ocasião para vos agradecer. Nós passamos aqui hoje para visitar o parque, e sobretudo para fazer o lançamento de uma segunda linha da fábrica de tubos de ferro da ETG aqui no parque”, disse o Presidente moçambicano, manifestando satisfação pela expansão da unidade industrial.

Antes de se dirigir ao comício, o Presidente Chapo deixou uma mensagem de encorajamento aos trabalhadores: “Agora quero vos desejar um bom trabalho e muitos sucessos para vocês. Vamos trabalhar”, afirmou, comprometendo-se a voltar ao local “com mais calma” para dialogar mais amplamente com os operários e gestores da fábrica.

No distrito da Moamba, na localidade de Pessene, o Presidente Daniel Chapo dirigiu-se a centenas de populares, sublinhando que a sua presença visava sobretudo partilhar “mensagem de paz e reconciliação entre o povo moçambicano”. E acrescentou: “Nós como moçambicanos temos que perceber isso, para estarmos unidos, estarmos vigilantes e trabalharmos para desenvolver Pessene, desenvolver Moamba, desenvolver a província de Maputo”.

O estadista exortou à população a manter-se firme contra os discursos de ódio, a violência e os actos de vandalismo que colocam em risco os avanços alcançados. “Temos que respeitar as diferenças dos outros, respeitar as escolhas dos outros e combatermos aqueles que promovem a violência, que promovem o ódio”, declarou, reforçando que sem paz e segurança não há desenvolvimento.

Dirigindo-se à multidão com um apelo à cidadania activa, o Presidente da República reiterou que os membros do Governo são servidores do povo. “Nós somos servidores do povo. Não estamos aqui para nos servir, mas para servir o povo moçambicano. Nós dissemos: vamos continuar a trabalhar”, vincou, garantindo que as preocupações dos cidadãos de Pessene seriam levadas em consideração.

Entre as reivindicações populares apresentadas durante o comício destacaram-se a asfaltagem de estradas, a construção de postos policiais, centros de saúde, expansão da rede eléctrica e dos sistemas de abastecimento de água, melhoria do transporte e apoio aos idosos. Em resposta, o governante informou sobre a aprovação do novo Fundo de Desenvolvimento Local, a ser implementado em todos os distritos do país.

O Chefe do Estado explicou que o Fundo de Desenvolvimento Local servirá para financiar jovens, mulheres e homens com ideias de negócios e iniciativas empreendedoras que contribuam para a resolução dos problemas das comunidades, sublinhando que uma governação baseada no diálogo é fundamental para identificar prioridades e planificar acções eficazes. “Estas vossas preocupações são muito importantes porque servem de nosso instrumento de trabalho. Se não apresentassem estas preocupações, nós não teríamos instrumento de trabalho”, frisou o estadista, comprometendo-se a manter o foco no serviço público ao longo do quinquénio. “É por isso que durante estes seis meses nós dissemos que vamos virar as nossas atenções para servir o povo moçambicano, e é isso que vamos fazer nos próximos cinco anos”, concluiu.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*