MAPUTO, 12 DE MAIO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, Daniel Chapo, inaugurou esta segunda-feira o Centro de Formação Profissional de Chimoio, na província de Manica, durante a sua visita de trabalho à região. O Chefe do Estado destacou a iniciativa como um passo estratégico para combater o desemprego juvenil, através do reforço das competências técnicas e da promoção do auto-emprego.

Num comício popular realizado na cidade de Chimoio, o Presidente Chapo justificou a prioridade dada à formação técnica e profissional como resposta directa às preocupações da juventude. “A nossa visita começou com uma inauguração. Inaugurámos um Centro de Formação Profissional aqui na cidade de Chimoio, porque sabemos que uma das grandes preocupações que nós temos aqui é emprego para a nossa juventude, emprego para os nossos jovens, emprego para os nossos filhos”, afirmou.

O Centro de Formação Profissional de Chimoio foi concebido para responder à crescente demanda de formação técnica e profissional no país. A infra-estrutura dispõe de um bloco misto com área administrativa, quatro salas de aulas, oficina de Electricidade Instaladora, e um pavilhão oficinal para Serralharia Civil e Soldadura. Com capacidade para formar até 1.100 jovens por ano, o centro inclui ainda uma residência para o director, sistema de abastecimento de água e grupo gerador.

O Presidente da República destacou que a estratégia do Governo visa dotar os jovens de competências práticas que lhes permitam não só encontrar emprego, mas também criar os seus próprios negócios. “É por isso que nós decidimos que vamos continuar a construir Centros de Formação Profissional para formar jovens a saberem fazer alguma coisa, a serem carpinteiros, electricistas, pedreiros, serralheiros, porque com uma profissão facilmente estes nossos filhos vão conseguir emprego, e também vão conseguir criar o seu próprio emprego”, declarou.

Reconhecendo que o acesso a financiamento é um dos maiores entraves para o empreendedorismo jovem, o estadista fez referência à criação de um novo mecanismo de apoio económico. “Uma das coisas que lhes vai faltar quando quiserem criar o seu emprego e darem emprego a outros jovens é dinheiro, vai faltar dinheiro. Por isso nós, durante os 100 dias, aprovámos um Fundo de Desenvolvimento local, que vai funcionar como funcionavam os ‘7 Milhões’, em todos os distritos da nossa província de Manica”, revelou.

O Chefe do Estado realçou ainda a importância da paz e da estabilidade para o sucesso das iniciativas de desenvolvimento e inclusão económica. “E através desta criação de negócio conseguem criar emprego e sustento para si, mas também para os seus irmãos e suas irmãs. Mas para isso acontecer, há uma coisa muito importante: todos nós, como moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, temos que trabalhar, dia e noite, para que haja paz e segurança”, frisou. A iniciativa enquadra-se nos esforços do Governo para descentralizar a formação técnica e adaptá-la às realidades locais, promovendo o crescimento económico inclusivo.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*