
MAPUTO, 30 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, reafirmou hoje, em Maputo, o compromisso de Moçambique com a consolidação das relações com os Estados Unidos da América, durante a audiência concedida ao embaixador Peter Hendrick Vrooman, que se despede do país após cumprir o seu mandato diplomático. Em declarações à imprensa, Vrooman destacou a solidez da parceria entre os dois países, as novas oportunidades no sector privado e os investimentos norte-americanos em áreas estratégicas como o gás, a saúde e as infra-estruturas.
“Há 50 anos de cooperação e de parceria entre Moçambique e os Estados Unidos da América. Como muitos outros países que vão festejar este ano, nós também”, sublinhou o diplomata, visivelmente satisfeito com os avanços registados durante o seu mandato. Segundo Vrooman, a audiência com o Chefe de Estado foi uma oportunidade não só para revisitar o passado da relação bilateral, mas também para olhar com entusiasmo para o futuro.
Durante o encontro, o diplomata norte-americano destacou “a importância do investimento de quase cinco mil milhões de dólares norte-americanos na área de gás”, sublinhando o papel crescente do sector energético na dinamização da economia moçambicana. A cooperação entre os dois países, explicou, vai além do sector energético, abrangendo igualmente áreas sociais e humanitárias.
Vrooman deu especial ênfase ao Programa de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do Sida (PEPFAR), classificando-o como “um programa que salva vidas de muitas pessoas no país”. A continuidade desta iniciativa foi assegurada como parte do compromisso dos EUA com o bem-estar dos moçambicanos.
“Também eu mencionei a continuação de alguns programas que nós temos na área de assistência humanitária, que continua. Mas também nós falámos sobre os desafios”, disse, reconhecendo as dificuldades ainda enfrentadas por Moçambique, mas salientando o papel da cooperação para superá-las.
O embaixador manifestou apreço pelo espírito de resiliência e esperança que encontrou em Moçambique, elogiando a visão optimista do Presidente Chapo. “Eu penso que o seu optimismo é muito importante. Porque, como menciona o Hino Nacional, ‘pedra a pedra construído o novo dia’. E esta ideia, eu penso que vamos trabalhar neste sentido e estamos juntos”.
Questionado sobre o futuro das relações bilaterais, Vrooman foi claro: Eu penso que sim. E mesmo quando eu termino a minha missão, nós vamos continuar”.
O diplomata destacou ainda a relevância da aposta conjunta na promoção do sector privado, tanto moçambicano como internacional. “Sobretudo esta ideia da abertura, olhando para o sector privado, o sector privado moçambicano, também o sector privado americano e de outros países, pode beneficiar o povo moçambicano no futuro”. Por fim, Vrooman sublinhou a importância de investimentos em infra-estrutura como base para o crescimento económico sustentável. “Investimento nas estradas, nas pontes, nas outras áreas de infra-estrutura é muito importante para fazer o crescimento económico do país. Eu penso que Sua excelência, Presidente, também é de acordo com esta óptica sobre as possibilidades do país aqui, neste momento”.