MAPUTO, 25 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, expressou uma “impressão muito boa” da Feira Internacional do Zimbabwe (ZIFT 2025), onde participou como Convidado de Honra, destacando as potencialidades daquele país vizinho em áreas como agricultura, criação de gado, turismo e tecnologia.

Falando à imprensa moçambicana no fim da visita à exposição, o estadista defendeu a intensificação da cooperação económica e tecnológica entre os países da comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), apelando a uma integração além das fronteiras políticas e administrativas.

“Ficamos com uma impressão muito boa, porque, como sabem, Zimbabwe tem uma experiência muito grande na área da agricultura, na área de infra-estruturas, na área também do turismo ao nível de Vitória Falls e, sobretudo, na criação de gado e produção agrícola”, declarou o Chefe de Estado, destacando o potencial zimbabweano como referência regional em sectores estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

Ao percorrer os pavilhões da feira, o Presidente moçambicano observou com entusiasmo diversas inovações, incluindo produtos industriais. “Vimos muitas exposições, produtos do Zimbabwe, especialista em produção, por exemplo, de peças de autocarros”, referiu, apontando o exemplo como indicativo da capacidade industrial em expansão no país anfitrião.

O Presidente Chapo lembrou que o Zimbabwe “já foi a maior economia em termos de cereais ao nível do continente africano e ao nível da nossa região” e que, apesar dos desafios, está “a reerguer-se”. Nesse contexto, sublinhou a importância de Moçambique capitalizar a experiência zimbabweana para impulsionar a sua própria transformação económica.

Uma das áreas que mais chamou a atenção do Presidente moçambicano foi a tecnologia e a digitalização. “Tivemos uma grande experiência na área de tecnologia. Eles estão num estado bastante avançado, que achamos que é muito bem”, declarou, acrescentando que Moçambique pretende enviar, nos próximos dias, uma equipa técnica ao Zimbabwe para estudar de perto os seus avanços neste domínio. “Criamos um Ministério de Comunicações e Transformação Digital, daí que achamos que nos próximos dias vamos mandar uma equipa para cá para aprender como é que Zimbabwe está a avançar em termos de tecnologia e digitalização da economia zimbabweana.”

A visita à feira também serviu como plataforma para reforçar a diplomacia económica. O Presidente Chapo manifestou interesse em estreitar os laços bilaterais através de participação mútua em eventos do género. “Achamos que nos próximos anos dá para vir mais vezes e também já vamos convidar Zimbabwe para vir à nossa FACIM [Feira Internacional de Maputo], que vai acontecer em Agosto, em Ricatla, em Marracuene”. Para o Chefe de Estado, estas trocas são fundamentais para a consolidação de uma visão de desenvolvimento regional partilhado. “Temos que esquecer as fronteiras administrativas e políticas e pensarmos numa economia integrada. A integração económica da nossa região, a SADC, é muito importante, por isso estamos aqui para poder trocar de experiência e fazermos crescer os nossos países e criarmos melhores condições de vida para o nosso povo”, concluiu.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*