
MAPUTO, 24 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, fez um balanço positivo da visita à província de Tete, destacando avanços nos sectores da saúde, educação, infra-estrutura e inclusão juvenil, bem como o reforço da mensagem de paz, reconciliação e coesão nacional.
Em conferência de imprensa de balanço, o Chefe do Estado reafirmou o compromisso do Governo em melhorar o abastecimento de água, enfrentar os impactos das mudanças climáticas e ampliar programas sociais e económicos em benefício das comunidades locais.
Durante a visita, o governante afirmou ter tomado boa nota das principais inquietações da população, com destaque para o abastecimento de água e a poluição ambiental em Moatize. “Do comício que nós realizámos, conseguimos nos aperceber das preocupações da população de Moatize e de Tete, como a questão do abastecimento de água, que precisamos melhorar”, disse. Para responder a este desafio, o Presidente Chapo anunciou a conclusão, até meados do ano em curso, do projecto Oasis 2, que deverá aumentar a capacidade de fornecimento de água nas cidades de Tete e Moatize.
Segundo o estadista, muitas das queixas dos residentes de Tete coincidem com as de outras províncias, como falta de energia, escolas, hospitais e estradas.
Num dos momentos mais marcantes da visita, o Chefe de Estado reiterou a importância da coesão nacional. “Lançámos […] a mensagem de paz, de harmonia, de reconciliação, de amor ao próximo entre irmãos moçambicanos”, enfatizou, lembrando que sem paz e segurança não há desenvolvimento possível. Também apelou ao combate ao ódio e à destruição de bens públicos e privados, pedindo o envolvimento de todos para garantir estabilidade política, económica e social.
O Presidente da República aproveitou a ocasião para reforçar a importância do diálogo nacional inclusivo. “Explicamos que não estamos no fim, mas sim no início deste processo de diálogo”, disse, encorajando a participação activa de todos os sectores sociais da província de Tete. Também destacou o percurso da Chama da Unidade Nacional, que celebra os 50 anos da Independência, e que já chegou à província de Nampula.
No domínio económico e social, o chefe do Executivo destacou os resultados positivos alcançados pelo Conselho Executivo da província. Apesar dos desafios impostos por factores externos como guerras internacionais e mudanças climáticas, elogiou os avanços nos sectores da saúde, educação e segurança alimentar. “Notamos com satisfação que a maioria dos indicadores […] foi atingida e achamos que isto é positivo”.
A juventude foi um dos focos da agenda presidencial, com destaque para projectos habitacionais e de financiamento a iniciativas juvenis. No encerramento da visita, o Presidente da República reuniu-se com os administradores distritais e chefes locais para reforçar a disseminação das mensagens de paz e unidade. “Temos todos que trabalhar para construir o nosso país”, concluiu, considerando positiva a avaliação geral da visita e destacando a boa coordenação entre os órgãos da província. “A conclusão que nós chegamos é que a província de Tete está num bom caminho”.