MAPUTO, 16 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu hoje, na cidade da Maxixe, uma actuação mais próxima e colaborativa com o sector privado para impulsionar a recuperação económica da província de Inhambane, fortemente afectada por manifestações violentas no período pós-eleitoral.

Durante um encontro com empresários da província de Inhambane, o Chefe de Estado destacou a necessidade de soluções conjuntas para revitalizar a economia, sublinhando que “vocês é que fazem o dia-a-dia, portanto quem faz o dia-a-dia é que pode sentir na pele o que está a acontecer”.

Na ocasião, o Presidente Chapo explicou que o Governo está a manter diálogos com diversos estratos sociais com o objectivo de avaliar o impacto real das manifestações e preparar respostas ajustadas à realidade actual. “Estamos a conversar com vários estratos sociais para nos apercebermos, depois deste período das eleições e da nossa tomada de posse no meio das alegadas manifestações, criminosas, violentas e ilegais, como é que realmente está a nossa província, porque afectaram bastante a nossa economia”, afirmou.

O estadista revelou ainda que o Executivo está a desenhar várias iniciativas económicas para enfrentar os danos causados, nomeadamente através da criação de fundos de financiamento. “Estamos a tentar criar vários fundos para injectar capital no mercado, e com esta injecção de capital podermos recuperar a nossa economia”, disse, acrescentando que a recuperação depende também do contributo activo dos empresários.

Durante o encontro, o Presidente da República abriu espaço para que os empresários da província apresentassem directamente as suas preocupações e sugestões, numa clara demonstração do compromisso com uma governação participativa. Os intervenientes manifestaram inquietações relacionadas com a morosidade na emissão de vistos de trabalho e de negócios, o difícil acesso aos fundos de financiamento, a falta de transparência em concursos públicos, bem como as elevadas taxas na troca de matrículas na importação de viaturas.

Ao ouvir os empresários, o governante reforçou o papel central do sector privado na criação de emprego e no desenvolvimento nacional. “Vocês é que criam emprego para a nossa população, é que pagam impostos que permitem ao Estado criar melhores condições de vida para a nossa população”, frisou, destacando a importância do sector na provisão de serviços básicos como energia, estradas, escolas e saúde.

O Chefe de Estado reiterou que a sua governação será marcada por uma maior proximidade com os cidadãos e os agentes económicos. “Aquando da nossa tomada de posse deixámos de forma muito clara que íamos fazer uma governação mais próxima da população, por isso é que estamos aqui para cumprir com aquilo que nós prometemos”, declarou, lembrando que a visita a Inhambane procurou criar espaço para um diálogo aberto com os empresários.

O Presidente Chapo mostrou-se satisfeito com as contribuições recebidas e considerou o empoderamento económico como uma das maiores prioridades do seu mandato.

Em resposta a uma das preocupações levantadas, o estadista reconheceu que a questão dos vistos de negócios e de trabalho “é realmente uma preocupação”, mas garantiu que estão em curso reformas para melhorar o sistema. Reafirmou ainda que “o emprego é a base”, pelo que é fundamental garantir mais oportunidades para os moçambicanos. O Presidente da República concluiu assegurando que o Governo acolheu todas as preocupações apresentadas e prometeu continuar a apoiar o sector privado. “Contem com todo o nosso apoio”, disse, reiterando que o Governo vai continuar a acarinhar o sector privado para melhorar o ambiente de negócios em Moçambique.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*