
MAPUTO, 16 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo,expressou esta manhã, na Cidade da Maxixe, a sua profunda gratidão à população da província de Inhambane pelo apoio massivo que garantiu a sua eleição ao mais alto cargo do Estado moçambicano.
Durante a sua intervenção na saudação, aos líderes comunitários, representantes da sociedade civil local e a população em geral, o estadista reconheceu que o voto de confiança dos cidadãos de Inhambane foi determinante para a vitória nas eleições presidenciais.
Na ocasião, o Presidente Chapo destacou que a província de Inhambane teve um papel singular não apenas no processo eleitoral, mas também na sua formação política e cívica. “Foi aqui, nesta terra, que aprendi o valor do trabalho árduo, da humildade e do compromisso com o povo. Inhambane ensinou-me a servir com dedicação e, por isso, mereceu ser a base da minha escolha como candidato à Presidência da República”, afirmou o Chefe de Estado.
O Presidente da República fez questão de reiterar que o seu compromisso com a província se manterá firme ao longo do seu mandato. Sublinhou que continuará a trabalhar lado a lado com as comunidades locais para garantir a melhoria das condições de vida, com destaque para o acesso à água potável, educação, saúde e infraestruturas. “A vossa confiança não será em vão. O Governo que lidero será, acima de tudo, um Governo próximo do povo”, garantiu., afirmou.
Um dos temas centrais do seu discurso foi a necessidade de paz e estabilidade após os episódios de violência que seguiram às eleições de 2024. “A grande mensagem que queremos deixar é a mensagem de paz, porque depois das eleições nós vimos pessoas, sob pretexto de resultados eleitorais, a entrarem em violência, em vandalizações, em manifestações ilegais, criminosas e que foram muito violentas”, lamentou o governante, referindo que a destruição de bens públicos e privados não pode ser tolerada.
Neste contexto, o Chefe de Estado destacou a assinatura e promulgação do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, agora transformado em lei pela Assembleia da República. “A partir de agora todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, temos que sentar, como irmãos, e debatermos este assunto: por que quando terminam eleições, aquele que perdeu não pode pegar no telefone, ligar para a pessoa que ganhou, desejar muitos parabéns, sucessos e depois ir para casa, sentar, esperar cinco anos para voltar a concorrer de novo”, questionou.
No campo da saúde, Chapo anunciou medidas concretas para responder às necessidades locais, nomeadamente a entrega de novas máquinas de Raio X. “Trouxemos, ontem, duas máquinas novas de Raio X, uma para a cidade de Inhambane, no Hospital Provincial, e outra, aqui na Maxixe, para o Hospital de Chicuque”, informou, afirmando que a iniciativa visa aliviar os cidadãos da necessidade de deslocações longas para exames médicos.
O Presidente da República garantiu também que continua o esforço para a conclusão do hospital da Maxixe e o aumento da rede de centros de saúde, escolas, abastecimento de água e energia eléctrica, em coordenação com os municípios. “Vamos continuar a trabalhar com os nossos municípios para construírem mais centros de saúde nos nossos bairros, mais escolas, mais água, mais energia e tudo aquilo que faz bem à nossa população”, prometeu. O Chefe de Estado concluiu a intervenção reiterando o seu compromisso com a transparência, justiça social e igualdade de oportunidades para todos os moçambicanos. “Queremos um país onde todos sintam que têm espaço, que são ouvidos e respeitados, independentemente da sua origem, filiação partidária ou condição social. É isso que estamos a construir juntos”, concluiu.