MAPUTO, 11 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em audiência, esta sexta-feira, em Maputo, Ayanda Dlodlo, enviada especial do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que solicitou o apoio de Moçambique à candidatura sul-africana à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). A visita insere-se no quadro das relações de cooperação e solidariedade entre os dois países da África Austral, com destaque para o fortalecimento das parcerias no domínio do desenvolvimento económico e da segurança regional.

Falando à imprensa após o encontro, Ayanda Dlodlo afirmou que o pedido foi feito em nome do Presidente Cyril Ramaphosa, no âmbito dos esforços diplomáticos da África do Sul para garantir o apoio de países amigos à sua candidatura. “Discutimos a solicitação de apoio em nome do Presidente Cyril Ramaphosa, solicitando apoio para a candidatura da África do Sul para a presidência do Banco Africano de Desenvolvimento”, explicou.

Dlodlo sublinhou que as relações entre Moçambique e a África do Sul são históricas e profundas, remontando ao período pré-colonial, com um crescimento contínuo ao longo dos anos. “A cooperação entre Moçambique e a África do Sul é muito histórica, e é de longa data, durante a era colonial e até mesmo antes da era colonial, e cresceu exponencialmente ao longo dos anos”, destacou. No domínio da cooperação bilateral, Dlodlo destacou avanços nas áreas de desenvolvimento e segurança, reiterando o compromisso dos dois países em manter uma parceria estratégica para a estabilidade e o progresso da região. “Há muita cooperação entre os dois países, do ponto de vista de desenvolvimento e também do ponto de vista de segurança”, concluiu.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*