MAPUTO, 11 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, saudou hoje os jornalistas moçambicanos pelo seu papel determinante na consolidação da democracia e no processo de desenvolvimento do país, reafirmando o compromisso do Governo em garantir condições para um exercício livre, seguro e responsável da comunicação social.

As declarações do Chefe de Estado, feitas no Porto de Maputo, surgem à margem da cerimónia de relançamento da cabotagem marítima nacional, hoje, dia em que se assinala o aniversário da fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).

“Quero desejar um feliz dia a todo jornalista moçambicano. Como sabem, hoje, dia 11 de Abril, é o dia da fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas, SNJ. E é uma oportunidade ímpar para desejar um feliz dia a todo jornalista moçambicano”, afirmou o estadista, destacando o simbolismo da data e o contributo da classe para a construção de uma sociedade mais informada e consciente.

O governante destacou que os profissionais da comunicação social têm tido um papel essencial na divulgação do trabalho realizado em diferentes esferas da sociedade. “E, sobretudo, porque tem vindo a fazer um excelente trabalho em Moçambique. E este trabalho que resulta em mostrar o trabalho que tem sido feito, não só pelo governo, mas pela sociedade civil, pelo sector privado, pelo sector público no geral, incluindo as academias e também os grandes desafios que Moçambique tem para o seu processo de desenvolvimento.”

O Presidente da República recordou os avanços registados no sector desde a introdução da liberdade de imprensa consagrada na Constituição de 1990, que abriu espaço ao florescimento de múltiplos órgãos de comunicação. “Isto tem sido bastante positivo, porque temos registado um crescimento, não só em quantidade, mas em qualidade, de órgãos de informação e desta profissão nobre que se chama o quarto poder, o Jornalismo e a comunicação social em Moçambique.”

Aproveitando a ocasião, o Presidente Chapo dirigiu palavras de apreço a todos os profissionais da comunicação social, incentivando-os a manter a excelência no exercício da sua missão. “Por isso, não podíamos passar este dia, aqui onde nos encontramos, sem poder aproveitar esta ocasião para dizer muitos parabéns a todos os fazedores de comunicação social em Moçambique e, em particular, aos jornalistas, por este dia bastante especial.”

Reafirmando o papel estruturante do jornalismo para a sociedade, o Chefe de Estado apelou à continuidade do compromisso com a ética e o profissionalismo: “Que continuem a fazer o excelente trabalho que têm vindo a fazer em comunicar, formar e informar o povo moçambicano e a sociedade moçambicana sob várias vertentes.”

No contexto das celebrações do Jubileu do Ouro da independência nacional, o Presidente da República destacou a importância acrescida do jornalismo. “Queria fazer um pedido especial neste ano em que nós estamos a comemorar os 50 anos da nossa independência nacional, que temos de continuar a trabalhar para o desenvolvimento do nosso país e, no âmbito destas festividades dos 50 anos da independência de Moçambique, o trabalho jornalístico é fundamental.”

Ainda esta manhã, o estadista endereçou uma mensagem oficial de saudação à classe jornalística, na qual sublinhou o Jornalismo como um pilar essencial da democracia, da coesão social e da cidadania. Na mesma mensagem, destacou os valores de coragem, compromisso e profissionalismo dos jornalistas moçambicanos, reconhecendo os desafios que enfrentam diariamente. O Presidente Daniel Chapo reafirmou o compromisso do Governo em trabalhar em estreita colaboração com o SNJ para promover um ambiente mais propício ao exercício do Jornalismo. Defendeu a responsabilidade colectiva de garantir que a profissão continue a florescer com integridade, isenção e responsabilidade, contribuindo para que “o ano 2025 seja um ano marcante para todo moçambicano por ocasião dos 50 anos da nossa independência.”

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*