
MAPUTO, 10 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em audiência, esta quinta-feira, a ministra da Defesa da Tanzânia, Stergomena Lawrence Tax, que se encontra de visita a Moçambique enviada pela Presidente tanzaniana, Samia Hassan Suluhu. O encontro visou o reforço da cooperação bilateral, com destaque para áreas como paz, segurança, desenvolvimento económico e social.
Falando à imprensa após a audiência, Stergomena Tax destacou o simbolismo da sua missão, que resulta de um mandato directo da Chefe de Estado tanzaniana. “É com grande satisfação que estou em Moçambique. Vim enviada pela minha Presidente, a Dra. Samia Hassan Suluhu, para transmitir a nossa determinação em continuar a trabalhar com o Presidente [Daniel Chapo] no fortalecimento da cooperação entre os nossos dois países”, afirmou.
A ministra sublinhou que a Tanzânia e Moçambique partilham laços históricos profundos, forjados em contextos de luta comum e solidariedade. “Temos uma irmandade que remonta a muitos anos. É essa base histórica que continua a guiar os nossos esforços actuais para consolidar uma parceria forte e sustentável”, disse.
Durante a sua estada, a ministra tanzaniana manteve igualmente um encontro de trabalho com o ministro moçambicano da Defesa, com quem analisou a cooperação bilateral no sector. “Trocámos informações e ideias, e reafirmámos o compromisso mútuo de continuar a trabalhar lado a lado em prol dos interesses dos nossos povos”, referiu.
Segundo a governante tanzaniana, foram identificadas novas áreas com potencial de cooperação, incluindo sectores que exigem respostas conjuntas urgentes. “Estamos preparados para expandir a nossa colaboração em domínios prioritários, e garantir que juntos contribuímos para o bem-estar das nossas populações, assegurando estabilidade, paz e prosperidade”, afirmou.
Stergomena Tax considerou que tanto o Presidente Chapo como a Presidente Suluhu estão empenhados em transformar os desafios partilhados em oportunidades de crescimento regional. “Os nossos líderes estão determinados a impulsionar acções concretas que promovam o desenvolvimento, a segurança e a estabilidade económica nos nossos países”, acrescentou.
A visita da ministra tanzaniana decorre num contexto de crescentes desafios de segurança na região da África Austral, e demonstra a importância da diplomacia de defesa e da concertação estratégica entre países vizinhos. Moçambique e Tanzânia têm colaborado activamente em iniciativas regionais no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O encontro com o Presidente Chapo reforça o alinhamento político entre os dois países e reafirma o papel de Moçambique e Tanzânia como parceiros-chave para a construção de uma África Austral pacífica, resiliente e próspera. (GI)