MAPUTO, 02 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, reafirmou o seu compromisso com a juventude moçambicana ao lançar, hoje, na cidade de Maputo, o projecto habitacional “Phoenix”. A iniciativa, que prevê a construção de cerca de seis mil apartamentos a preços acessíveis, materializa uma das promessas feitas durante a sua campanha eleitoral: proporcionar melhores condições de habitação para os jovens do país.

“Acabamos de testemunhar o acto de lançamento do projecto habitacional “Phoenix”, um empreendimento privado que visa edificar uma comunidade habitacional de padrão convencional, destinada essencialmente para jovens e usando um padrão internacional moderno”, afirmou o Presidente Chapo, sublinhando que o acesso à habitação condigna é um direito garantido pela Constituição da República.

O projecto será implementado pela empresa Phoenix Internacional Group, sediada em Hong Kong, e prevê a construção de cerca de seis mil apartamentos de várias tipologias. Esta empresa tem uma vasta experiência em projectos similares em África, incluindo as “Centralidades” e os condomínios de Talatona, entre outros empreendimentos que transformaram o sector imobiliário angolano.

“Foi essa experiência que nos motivou a convidá-los a desenvolver projectos da mesma dimensão, mas com ainda melhor qualidade, respeitando os padrões da engenharia e, sobretudo, o meio ambiente, facto que hoje ocorre aqui na cidade de Maputo, mas que será expandido para todo Moçambique”, afirmou o Presidente Chapo, sublinhando que para alcançar esse objectivo, tem sido preocupação do seu governo a mobilização dessas parcerias.

Além de unidades habitacionais, o investimento, avaliado em aproximadamente dois biliões de dólares norte-americanos, inclui um centro comercial, escolas, centro de saúde e áreas de lazer. Com um prazo de execução de dois anos e meio, o projecto “Phoenix” vai gerar cerca de 25 mil postos de trabalho directos e indirectos, beneficiando, desde já, cerca de 1.500 trabalhadores na fase de preparação do terreno.

O Chefe de Estado destacou que o governo moçambicano está empenhado na promoção de parcerias com o sector privado para garantir habitações acessíveis aos jovens. “Este lançamento é para jovens moçambicanos, do Ruvuma ao Maputo, sem qualquer tipo de discriminação, independentemente da sua afiliação política, religiosa, partidária ou étnica”, frisou.

O Presidente da República ressaltou ainda que a inclusão da responsabilidade social é um dos compromissos tomados pelo investidor, garantindo apoio à comunidade local, particularmente aos pescadores, através da disponibilização de barcos e equipamentos para facilitar a conservação e comercialização do pescado.

Para além da componente habitacional, o projecto prevê espaços de recreação e infra-estruturas modernas de lazer, incluindo um circuito de manutenção física, passeios de barco nas lagoas que serão preservadas e ainda uma torre panorâmica que servirá de miradouro para observação da cidade.

O sector financeiro moçambicano também marcou presença no evento, com representantes de vários bancos a manifestarem interesse em oferecer facilidades de crédito habitacional aos jovens. “Sem sombras de dúvidas, este projecto irá abrir oportunidades de créditos de habitação e modalidades acessíveis aos diferentes grupos sociais, principalmente para a nossa juventude”, afirmou.

O estadista garantiu que o projecto será replicado em outras províncias do país ao longo do quinquénio, ajustando-se às realidades locais e ao poder de compra dos cidadãos de cada zona. O Presidente da República concluiu assegurando que o governo continuará a acompanhar de perto a execução do projecto, para garantir o cumprimento dos prazos e padrões de qualidade estabelecidos. “Queremos assegurar ao investidor e a todos presentes, em particular à nossa juventude, que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para viabilizar o projecto”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*