MAPUTO, 12 DE AGOSTO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, empossou, hoje, Manuel Rodrigues como Secretário de Estado da Província de Sofala, Luísa Meque e Gabriel Monteiro como Presidente e Vice-Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), e Ericino de Salema como Director do Gabinete de Comunicação Institucional da Presidência da República, desafiando-os a “exercer, com competência, os seus mandatos” e a responder com eficácia e transparência aos desafios nacionais.

Na cerimónia, o Chefe do Estado afirmou que os empossados “acabam de assumir mais uma missão na nobre tarefa de servir a pátria” e sublinhou que os sectores que passam a dirigir (governação descentralizada, gestão de desastres e comunicação institucional) são estratégicos para o desenvolvimento do país e estão sujeitos a elevadas expectativas da população.

Ao dirigir-se a Manuel Rodrigues, o Presidente Chapo realçou a sua “inquestionável competência e longa trajectória ligada à Administração Pública”, considerando-o preparado para representar o Estado e garantir a ligação entre os planos nacionais e as aspirações do povo de Sofala. “A vossa missão será de fazer a ponte entre as aspirações do povo de Sofala, que tem o seu Governo Provincial, e os planos e programas nacionais, sempre em coordenação”, disse.

O governante destacou o papel central de Sofala no futuro do país, sublinhando a sua resiliência, riqueza histórica e localização estratégica, mas também a vulnerabilidade a fenómenos naturais e desafios sociais. “A vossa actuação deve ser inclusiva, aproximando as comunidades, ouvindo as vozes de todos os sectores e promovendo um ambiente de diálogo e harmonia com todos os estratos sociais”, apelou.

Sobre o INGD, o Presidente da República justificou a recondução de Luísa Meque e Gabriel Monteiro com o “bom trabalho” realizado, mas alertou que “podem fazer mais e melhor”. Definiu quatro áreas prioritárias: resposta humanitária digna e célere aos deslocados internos; transição da acção reactiva para preventiva; reforço da integridade e transparência; e mobilização de parcerias estratégicas.

“O nosso futuro depende da nossa capacidade de proteger o nosso povo das intempéries da natureza e dos desafios da vida. É tempo de transformar a vulnerabilidade em resiliência”, frisou.

O estadista advertiu que “a integridade não é uma opção; é um dever de todos nós como moçambicanos” e que a actuação do INGD deve ser marcada por “ousadia” para produzir resultados diferentes, garantindo que cada decisão e cada recurso sejam geridos “de forma criteriosa e em benefício de todos os cidadãos”.

Ao empossar Ericino de Salema, o Presidente da República destacou que esta é “uma função nova, que marca o início de uma fase crucial para que a Presidência da República seja colocada ao serviço dos moçambicanos”. Considerou-o “uma espécie de cajado comunicacional do Presidente” e pediu-lhe para tornar a comunicação presidencial mais próxima, acessível e bidireccional. “A comunicação é, para nós, o termómetro da democracia”, afirmou.

O Chefe do Estado elencou três desafios para o novo director: assegurar uma comunicação efectiva que chegue a todos; aproximar a Presidência dos cidadãos; e criar canais para que “a voz do cidadão chegue até à Presidência”, reforçando a confiança e a participação cívica. No fecho, O Presidente Daniel Chapo pediu aos dirigentes empossados que dêem o seu melhor, com coragem, dedicação e visão. “Como Governo, estaremos sempre convosco, e eu, pessoalmente, acompanharei os vossos passos, celebrando os sucessos, mas também exigindo responsabilidade e competência nos desafios”, concluiu.

Chat Channel