PR manifesta interesse de fortalecer a cooperação com Japão
Maputo, 04 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manifestou o interesse de fortalecer os níveis de cooperação entre Moçambique o Japão, em assuntos que contribuam para o reforço das Relações de Amizade e de Cooperação entre os dois países.
Falando em declarações à Imprensa, no âmbito da visita de trabalho do Primeiro-Ministro do Japão a Moçambique, o Chefe do Estado começou por expressar a sua gratidão pelo facto de Moçambique fazer parte dos quatro países seleccionados pelo governante nipónico no seu primeiro périplo, pelo continente africano.
“A Vossa presença em Moçambique testemunha a importância das relações históricas entre as nossas Nações e contribui para a consolidação da amizade, solidariedade e cooperação entre os Povos e Governos da República de Moçambique e do Japão”, salientou.
O estadista moçambicano saudou a evolução gradual das quatro décadas de parceria entre Moçambique e Japão, caracterizadas pela troca constante de visitas entre entidades governamentais, público-privadas e um acentuado crescimento da cooperação bilateral nos domínios político-diplomático, agricultura, educação, saúde, infra-estruturas, entre outras.
“É testemunho disso a cordialidade que caracterizou o encontro tête-a-tête que mantive, esta manhã, com o Senhor Primeiro-Ministro Fumio Kishida, seguido das conversações bilaterais, onde tivemos a oportunidade impar de avaliar o estágio das relações bilaterais e perspectivar acções futuras com vista ao reforço o nosso relacionamento”, sublinhou.
O Presidente Nyusi expressou, igualmente, o seu agradecimento pelo apoio não letal prestado pelo Japão no combate aos focos de terrorismo na região norte da província de Cabo Delgado, através de programas de assistência social às populações vítimas deste flagelo e do fornecimento de diversos e importantes equipamentos.
No âmbito empresarial, o chefe do Estado fez referência à existência de investimentos e de participações significativas de empresas japonesas, em projectos estratégicos para o desenvolvimento económico e social do país, tendo citado como exemplo, a presença da MITSUI Corp., parceira e accionista na exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma.
“Através deste projecto, Moçambique contribuirá para a segurança energética do Japão, podendo a breve trecho passar a ser um fornecedor fiável de LNG e um parceiro estratégica de longo prazo no domínio de energia”, referiu.
Na ocasião, o governante reiterou o seu agradecimento pelo apoio do Japão à eleição de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2023-2024, e, saudou o Governo nipónico pela Presidência do G7, durante a Cimeira de Hiroshima a realizar-se brevemente.