PR já tem cartão de eleitor
Maputo, 20 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recenseou-se hoje, pelas 08:00 horas, na Escola Secundária Josina Machel, em Maputo, na companhia da esposa, Isaura Ferrão Nyusi.
Com este acto, o Chefe do Estado e Esposa passam a ter o direito cívico de votar nas VI Eleições Autárquicas agendadas para o dia 11 de Outubro próximo em todas as cidades e vilas autarcizadas do país.
Falando à Imprensa, após o acto de recenseamento, o Presidente Nyusi saudou, em primeiro lugar, a Comissão Nacional de Eleições que, no meio de muitas adversidades conseguiu organizar-se com uma equipa de jovens bem treinados para pôr o processo em marcha.
“Em primeiro lugar, quero parabenizar a Comissão Nacional de Eleições (CNE) por esta organização, com uma equipa bem treinada de jovens que vê-se claramente que sabem o que estão a fazer e como vão fazer. Queria desejar que o processo continue a melhorar, com o desempenho do equipamento desta forma”, sublinhou.
Na ocasião, o Presidente Nyusi exortou a todos moçambicanos a aderirem ao processo, pois, segundo disse, "deve ser a consciência de todos nós para embarcarmos no processo democrático, o que significa estarmos disponíveis para podermos optar, escolher, o que, só pode ser possível para os que estão preparados. Quando nós vamos a mesquita ou igreja somos exigidos a prepararmo-nos primeiro espiritualmente e moralmente e é o que estamos a fazer agora para fazermos desaguar nas eleições, em Outubro”.
O Presidente Nyusi entende que a velocidade do processo de recenseamento deve ser rápida. “Temos que fazer pressão a CNE no sentido de estarem organizados para poder nos atender. Por isso, parabéns a CNE por ter se organizado. A equipa que me recenseou está de parabéns, estou orgulhoso por ter visto que é uma equipa muito jovem e iremos levar esta mensagem para o resto da população em todos sítios onde estão a recensear nesta primeira fase”, sublinhou.