PR felicita jornalistas por ocasião do dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Maputo, 03 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou hoje, uma mensagem de felicitação aos jornalistas moçambicanos, à imprensa nacional e internacional, pela celebração do dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Esta data é celebrada neste ano, sob o lema “Moldando um futuro de direitos: liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos.”
Na mensagem de ocasião, o Chefe do Estado começou por declarar que a Liberdade de Imprensa era o direito que os cidadãos tinham de poder ter acesso à informação, sem interferência de qualquer órgão, seja ele governamental ou outra qualquer instituição.
Salientou ainda que a liberdade de imprensa confere aos órgãos de comunicação social, o direito de produzirem informação de maneira independente, sem órgãos de censura da sua linha editorial.
Entretanto, o Presidente da República defendeu na sua comunicação que ‘’a liberdade de imprensa não pode ser entendida como um instrumento para ferir outros direitos, garantias e liberdades fundamentais dos cidadãos ou instituições tais como, a honra, bom nome dos cidadãos’’.
Para o estradista, a liberdade de imprensa é independência da actividade jornalística, o respeito pelas liberdades dos outros e o AMOR à profissão.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinalado anualmente a 3 de Maio, foi criado a 20 de Dezembro de 1993, uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta efeméride celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita pelos jornalistas africanos em 1991, sobre os princípios da liberdade de imprensa junto à UNESCO.