PR endereça mensagem de felicitação por ocasião do dia do jornalista moçambicano
Maputo, 11 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou, uma mensagem de felicitação por ocasião do dia do jornalista moçambicano, efeméride que hoje se celebra e que coincide com os 45 anos da fundação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).
‘’Com elevada honra e apreço pelos profissionais da pena, endereço as mais calorosas felicitações pela passagem do seu dia e desejo uma celebração plena’’, referiu o Chefe do Estado.
O Presidente da República salienta na sua mensagem de ocasião, que a profissão de jornalista é uma das mais gratificantes da sociedade, uma vez que ser jornalista é antes de tudo ser difusor da verdade sobre as dinâmicas do dia-a-dia do país, no seu percurso rumo à estabilidade e bem-estar das pessoas, relatando os factos, sempre, com isenção, responsabilidade e patriotismo.
‘’O nosso país escolheu o pluralismo de ideias, ancorado na Liberdade de Expressão e de Pensamento como pilares do exercício da cidadania a todos os níveis. Nesse desiderato, a figura central é o jornalista, na condição de principal interveniente na consolidação das conquistas democráticas que se vão cristalizando como modo de vida do nosso povo’’, sublinhou o Presidente Nyusi.
Na mensagem, o governante defendeu que ao jornalista cabe o papel de veicular factos, verdades e virtudes que contribuam para criar a harmonia no seio dos cidadãos.
‘’Num contexto em que o país é assolado por várias adversidades, entre as quais doenças endémicas, eventos climatéricos extremos e ataques terroristas, tomemos como oportunidade para o nosso jornalista se revelar como um verdadeiro patriota, difundido mensagens educativas em prol da prevenção, coesão, espírito de resiliência e renovada esperança por dias melhores’’ lê-se na massagem do Presidente da República.
Para o Estadista, o jornalista com as suas narrativas desperta a consciência patriótica, a valorização da soberania e do interesse nacional, bem como nos últimos dias, a prevenção da sinistralidade rodoviária que tem semeado desgraça nas famílias moçambicanas.
‘’Por isso, queremos nesta ocasião comemorativa do Vosso dia, em nome do Povo, do Governo de Moçambique e no meu próprio, desejar as melhores venturas a todo o Jornalista do meu País’’, enfatizou o dirigente.