PR desafia UniPúnguè a apostar na formação do quadro docente
Maputo, 11 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recomendou à Universidade Púnguè (UniPúnguè) a priorizar a solução de problemas que afectam directamente a vida das comunidades onde está inserida, com destaque para a mitigação dos efeitos das calamidades que ciclicamente destroem bens e semeiam luto.
Falando na cerimónia de Tomada de Posse do Vice-Reitor da UniPúnguè, Pedro Madeira Guiliche, o Chefe do Estado fez menção ao facto de a zona centro, concretamente Manica e Tete, onde está implantada a instituição, ser rica em biodiversidade, agricultura, mineração, compreendendo ainda corredores de desenvolvimento.
“Estas e mais oportunidades devem fazer parte do leque de matérias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem”, disse o Estadista moçambicano.
Na ocasião, o Presidente da República fez saber que quer mais professores com o nível de doutoramento a lecionarem nas universidades do país, tendo mencionado que apenas 14% do quadro docente daquela instituição de ensino superior tem o grau de doutoramento.
“Uma universidade que pretende ser uma instituição de qualidade, excelência no ensino e aprendizagem, pesquisa e extensão a nível nacional, regional e internacional deve ter como prioridade a elevação da qualidade do capital humano. A aposta na formação de docentes em níveis de doutoramento com vista a garantir o incremento da qualidade no ensino, inovação, investigação e extensão deve ser primordial”, referiu o estadista moçambicano.