PR aposta na cooperação bilateral com Zimbabwe
Harare, 19 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou no Banquete de Estado, a convite do seu homologo zimbabwiano, Emmerson Mnangagwa, no âmbito da sua Visita de Estado país.
De acordo com o Presidente Nyusi, durante o seu discurso de ocasião, Moçambique e Zimbabwe possuem uma historia de solidariedade e cooperação na luta contra a dominação colonial, contiguidade geográfica, as afinidades culturais e linguísticas, que fazem dos povos dos dois países fortes aliados e parceiros estratégicos.
‘’Notamos, com elevada satisfação que os nossos países desfrutam de excelentes relações político-diplomáticas forjadas e enraizadas na luta pela libertação nacional, assim como nas iniciativas regionais que foram surgindo, com destaque para Linha da Frente e a SADC, a nossa actual SADC’’, salientou o estadista moçambicano.
É neste âmbito, que os dois países estabeleceram a Comissão Mista de cooperação que já se reuniu em doze ocasiões, na última das quais, decidiu-se transformá-la em Comissão Binacional, acto consolidado com a assinatura de um acordo nesse sentido, na Visita de Estado do Presidente zimbabwiano à Moçambique, em Abril de 2022.
O Chefe do Estado, reiterou gratidão ao Governo do Zimbabwe, pelo apoio na eleição de moçambique como Membro Não-Permanente do conselho de Segurança das nações Unidas., bem como, ao apoio no combate ao terrorismo em cabo Delgado, através das forças regionais da SADC, a par do apoio da república do Ruanda.
‘’Relativamente a este assunto, conforme bem sabeis, Excelência, temos priorizado o debate sobre assuntos que interessam, não só a Moçambique, mas mormente, ao continente africano, com destaque a África Austral’’, explicou.
Para Nyusi, Moçambique continuará a ser um parceiro e uma aposta segura e viável para o desenvolvimento sócio-económico da economia zimbabwiana.
Na área de energia eléctrica, Moçambique quer continuar a ser uma fonte segura e previsível para a economia zimbabwiana, fornecendo energia fiável e de qualidade, permitindo, deste modo, o reforço da integração e interdependência entre as duas economias.
‘’Gostaria de reiterar o meu encorajamento ao sector privado dos dois países a ser mais interventivo e explorar as potencialidades que as nossas economias oferecem’’, defendeu.
Para o estadista, o sector privado deve alargar, ainda mais, a sua rede de parcerias para o aumento da produção e produtividade, contribuindo para o bem-estar sócio-económico dos dois povos, motivo pelo qual a Visita de Estado estar acompanhada por um Fórum de Negócios.
‘’Os parceiros bilaterais e multilaterais de desenvolvimento do Zimbabwe devem permitir o reescalonamento da dívida para permitir que o governo tenha o espaço fiscal necessário para impulsionar o progresso e prosperidade do povo do Zimbabwe’’, exortou.
No contexto da cooperação multilateral, o Governo de Moçambique continuará a concertar as suas posições com o Governo do Zimbabwe ao nível da SADC, União Africana, Nações Unidas de outros fóruns internacionais, com vista a garantir a manutenção da paz e estabilidade, com destaque para SADC.