Governo prepara-se para o Festival Nacional da Cultura
Maputo, 25 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu uma saudação dos fazedores da arte por ocasião do dia Mundial do Livro, dos Direitos do Autor e do dia da Propriedade Intelectual.
Falando na ocasião, o Chefe do Estado reveliu que o Governo prepara-se para a inauguração e entrega pública do Centro Cultural Moçambique-China, cuja gestão será dos moçambicanos.
O referido centro, segundo disse, contém salas de espetáculos que, irão contribuir para maior dinamização da nossa cultura, acolhendo eventos nacionais e internacionais.
O Presidente Nyusi referiu, igualmente, que depois da paralisação devido a pandemia da COVID-19, o governo prepara-se para a realização da fase final do primeiro festival da cultura, entre 23 a 27 de Agosto, na província de Maputo.
“Queremos que mobilizem todo tipo de cultura, não só os que dançam, mas sim um palco onde vai desfilar tudo, mesmo que não seja de carácter competitivo, mas para vender no sentido de ganhar dinheiro e de promover”, sublinhou.
Por outro lado, encorajou os artistas a continuar a criar e a discutir em vários fóruns sobre como fazer da indústria cultural e criativa uma verdadeira alavanca para a economia.
“O artista deve assumir-se como um profissional capaz, não só de gerar economia, mas também de promover a cidadania, a liderança, a inclusão, a paz e a coesão territorial”, rematou.