Presidente da Reública endereça exortação pelo Dia Mundial da Malária

Data: 25/04/2018
 
PR

Maputo, 25 de Abril de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma exortação pela passagem do dia Mundial da Malária, que se assinala hoje, 25 de Abril, sob o lema “Preparados para Vencer a Malária”.

Na sua exortação, o Chefe do Estado insta a todos os cidadãos moçambicanos e todas as forças vivas da sociedade, para que lutem em conjunto  para acabar com esta doença, reforçando a comunicação para a mudança de comportamento na comunidade e contribuindo para a criação de um ambiente mais saudável. 

O Presidente Nyusi diz ainda que este ano a efeméride tem lugar num ambiente preocupante pois a Organização Mundial da Saúde declarou estar a registar-se uma desaceleração na redução dos casos de malária, com aumentos das cifras mesmo em países que estavam próximos de eliminar a doença. 

“No caso de Moçambique, o Inquérito de Indicadores de Imunização revela que a prevalência da Malária é de 40,2%, sendo que continua a constituir um dos principais problemas de Saúde Pública, representando 45% de atendimento nas consultas externas nas Unidades Sanitárias do país. Apesar dos esforços para redução, estas cifras ainda são altas”, diz ainda a exortação do estadista moçambicano.         

Leia na Íntegra a Exortação do PR