Presidente da República manifesta interesse de aumentar cooperação na área da saúde com a Cuba

Data: 25/08/2023
 
PR Nyusi recebe seu Homologo de Cuba, Miguel Diaz Canel-13

Maputo, 25 de Agosto de 2023 – No seguimento da visita que o estadista cubano, Miguel Díaz-Canel, realiza a Moçambique, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, expressou a vontade de os dois países alargarem o âmbito de cooperação na área da saúde, principalmente na componente de formação de profissionais do ramo, quer em técnicos, quer em especialistas.

O Presidente da República informou a seu homólogo que o país tem estado a formar muitos médicos e profissionais do sector em diferentes fases, mas é necessária a componente especialização, que a Cuba é “uma referência mundial em termos de pessoal de saúde de alta qualidade e de altos valores e empenho”.

Para a materialização deste desejo, que foi prontamente correspondido pelo estadista cubano, Filipe Nyusi disse que o seu Governo faria isso “aceitando as necessidades nacionais, também obedecendo as sensibilidades dos grupos que operam na área da saúde, incluindo respeitando a opinião ou o conselho da Ordem dos Médicos, etc., porque isso é fundamental para juntos caminharmos nessa área”.

Em declarações conjuntas à imprensa logo após conversações oficiais, o Presidente da República disse ter concluído com o seu homólogo que, politicamente, as relações estão a ser reforçadas a cada dia, incluindo diplomaticamente no Conserto das Nações.

“Mas, dissemos que há muito espaço para a cooperação económica entre os nossos dois países, porque até aqui temos estado juntos na área de saúde; ciência e tecnologia; ensino superior e técnico-profissional; mas também na educação; no turismo; na área da segurança pública, incluindo, até, na justiça, mas constatamos que podemos explorar muito mais, incluindo nas áreas de formação”.

Neste contexto de expandir a cooperação, os dois estadistas verificaram os sectores potenciais, que incluem Tecnologias de Informação e Comunicação e prevenção das calamidades naturais.

Ficou sublinhado o interesse de Moçambique e Cuba colaborarem na agricultura e cooperação económica e comercial.

Para isso, o Chefe de Estado informou que indicaram novos pontos focais nesse sentido para trabalharem na matriz de coordenação nas áreas concretas para as quais se deve encaminhar esta cooperação, mas sempre envolvendo sector empresarial privado.