Presidente da República dirige cerimónias centrais do 07 de Abril em Mocuba

Data: 09/04/2018
 
Mensagem Mocuba

Maputo, 09 de Abril de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu as cerimónias centrais do 07 de Abril, dia da Mulher Moçambicana, no distrito de Mocuba, na Província da Zambézia, local onde depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis.

Intervindo no local, o Chefe do Estado reconheceu os esforços da mulher moçambicana, na luta pelas conquistas nacionais, tendo-a encorajado a continuar a trabalhar, com persistência e resiliência, para o desenvolvimento do país, enaltecendo os esforços da mulher moçambicana em ocupar cargos de chefia e sua inserção em todas as áreas de actividade.

“Hoje temos a mulher nos órgãos de decisão, por mérito próprio. A sua presença nesses órgãos, não só incentiva e motiva a juventude, como oferece a oportunidade para influenciar decisões a favor do desenvolvimento humano da mulher”, enfatizou o Presidente da República.

O Presidente Nyusi quer que o amor, a tolerância e a cultura de trabalho que caracterizam a mulher, se transformem em força motriz para a criação do bem-estar de cada moçambicano que é filho da mulher moçambicana.

“Queremos usar este dia da celebração para felicitar e encorajar a toda a mulher moçambicana, no território nacional e na diáspora e exortar a permanecer persistente e resiliente, na luta comum para a sua auto-revelação e para o desenvolvimento de Moçambique”, disse o Chefe do Estado.

Segundo o Presidente Nyusi, o governo irá prosseguir com acções que visam defender o crescimento da mulher, entre outras, o combate à violência baseada no género, melhor inserção da mulher no mercado de trabalho, incremento de acções de empoderamento da mulher, aumento da capacidade de assistência à mulher, no que tange a assistência médica e medicamentosa.