Presidente da República desembarca em Kigali

Data: 20/03/2018
 
Recepção ao PR

Maputo, 20 de Março de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, desembarcou hoje, na cidade de Kigali, onde participa na Conferência da União Africana. Ainda nesta noite, o estadista moçambicano vai tomar parte de um jantar oferecido pelo seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, na qualidade de anfitrião da Conferência e de Presidente em exercício da União Africana.

Os Chefes de Estado e de Governo dos cinquenta e cinco países  membros da União Africana, vão testemunhar ao lançamento, esta quarta-feira, em Kigali, no Ruanda, da Zona Africana de Comercio Livre, uma iniciativa que marca um passo importante no projecto de integração económica regional, e  faz parte de um pacote de reformas que inclui a independência económica e financeira da União Africana.

O Chefe do Estado, juntamente com vinte e seis Chefes de Estado e de Governo, irão  testemunhar o  acordo  que marca o lançamento formal da Zona de Comércio Livre Africana, que constitui um pacto histórico que tem quase quarenta anos de elaboração, e representa um  grande avanço para a integração e unidade africana.

Este é um projecto emblemático da Agenda 2063, a visão de longo prazo da União Africana para uma África integrada, e estimado para incrementar o comércio interno, em África em cinquenta e três por cento, eliminando os direitos de importação e as barreiras não tarifárias.