Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura matadouro de frangos em Manjacaze

Data: 03/04/2018
 
Inauguração de matadouro Tongasse

Manjacaze, 03 de Abril de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, no povoado de Magoane, distrito de Manjacaze, província de Gaza, um matadouro com capacidade para processar 12 mil frangos em oito horas.

O investimento, de jovens moçambicanos, está orçado em mais de 50 milhões de meticais e inclui a criação de frangos de corte e de poedeiras, que produzem cerca de 25 mil ovos por dia.

O Chefe do Estado mostrou-se satisfeito com o empreendimento, e afirmou que iniciativas iguais àquela são dignas de encorajamento e valorização por parte do governo, porque podem resolver problemas do país, empregando mais jovens e fornecendo alimentos.

Segundo o Presidente Nyusi, a infra-estrutura ora inaugurada vai contribuir substancialmente na redução das importações do frango na província e no país em geral.

Já o director-geral, Jorge Mondlane, referiu que neste momento, o matadouro abastece a região sul, mas que espera, à breve trecho, abranger todo o país.

O empreendimento emprega, neste momento, cerca de uma centena de trabalhadores, nos aviários e no matadouro, o primeiro do género em Gaza.