PR testemunha assinatura de instrumentos de cooperação
Maputo, 29 de Março de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o seu homólogo do Quénia, Uhuru Kenyatta, testemunharam, hoje, no Gabinete da Presidência da República, a assinatura de instrumentos de cooperação, protagonizada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quénia, Monica Juma.
Os instrumentos de cooperação assinados visam as áreas de cooperação política e económica, que será o esteio da cooperação entre os dois países. Falando em declaração à imprensa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou que os instrumentos assinados abrangem as quatro áreas prioritárias do Plano Quinquenal do Governo, a saber, turismo, infraestruturas, energia e agricultura.
“Também agregamos áreas de interesse que estão relacionadas com comércio; defesa, para a troca de experiências na formação de quadros da defesa em diferentes especialidades; assim como a área da justiça, para a identificação de cidadãos, e também para explorar a experiência na área dos serviços correccionais e na reintegração dos cidadãos após o cumprimento das penas”, disse.
Por sue turno, a Ministra queniana dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional, Monica Juma, afirmou que a visita visava conectar a costa swahili, como parte de recuperação da história dos dois povos, desde as práticas comerciais do passado, rumo a um futuro conjunto na cooperação de povo para povo.
“Também falamos sobre a necessidade de revitalizar a Comissão Conjunta de Cooperação, assim como na necessidade do alargamento das áreas de cooperação, como a área dos transportes, com destaque para a ligação dos portos da Beira e de Mombaça, assim como no turismo e na economia azul, que é uma área chave globalmente, e que é prioritária no nosso Governo”, informou.
