PR recomenda aceleração da certificação dos estudantes do Ensino Técnico-profissional

Data: 20/07/2023
 
PR na entrega de certificados no Instituto Agrario de Chimoio2

Manica, 20 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exorta aos envolvidos no processo de certificação dos graduados do Ensino Técnico-profissional a acelerarem a avaliação dos estudantes que ainda não receberam os seus certificados.

O Chefe do Estado fez este pronunciamento no distrito de Vanduzi, província de Manica, na interação com os estudantes, durante a cerimónia de entrega de certificados aos graduados de diversos institutos do ensino técnico-profissional daquele ponto do país, onde, segundo disse, “só assim se pode honrar o cidadão que investiu na sua formação”.

“Para entrar no mercado de trabalho não basta apenas saber fazer. É preciso saber ser e estar. Por isso, alertamos que a emissão de certificados seja o culminar do processo de formação de qualquer aluno ou estudante e a garantia de qualidade inclui a verificação das evidências no processo de ensino e aprendizagem para se aferir se os formandos leccionaram devidamente os módulos previstos e se adquiriam as competências esperadas”, sublinhou o Presidente Nyusi.

De referir que o processo de emissão de certificados é alicerçado a um mecanismo de controlo e garantia de qualidade do processo de formação, através do qual são validadas as evidências dos formandos que devem ser disponibilizadas pelas Instituições do Ensino Técnico Profissional.

Entretanto, a anteceder o evento, o Chefe do Estado procedeu ao lançamento da Formação de Formadores em Mecanização Agrária, acto que teve lugar no Instituto Agrário de Marera, distrito de Macate.

A qualificação em mecanização agrária, foi desenvolvida no âmbito da necessidade de dotar os mecanizadores de competências que os permitam conduzir actividades de produção agrícola, em qualquer dos segmentos da cadeia de valor, como uma forma de responder às necessidades da economia moçambicana, actualmente em fase de rápido crescimento e da necessidade de melhorar o desempenho dos graduados.

PR no Instituto Agrario de Marera - Macate3