PR liga população da comunidade de Galinha à Rede Eléctrica Nacional
Muanza (Moçambique), 31 de Julho de 2024 - A agenda de trabalho do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, à província de Sofala, nesta quarta-feira, ficou ainda marcada pela entrega da Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Galinha, no distrito de Muanza.
Trata-se de uma infra-estrutura socioeconómica que se revela de impacto enorme no quotidiano das comunidades, ao abrir, segundo o estadista, grandes possibilidades para a melhoria das condições de vida das populações.
Este empreendimento resulta em cumprimento da promessa feita pelo Presidente Nyusi em 2019 numa das suas visitas de trabalho a este ponto do país.
“A partir de hoje, o posto administrativo de Galinha está formalmente ligado à rede eléctrica nacional. Viemos para juntos de vocês testemunhar e celebrar este marco que reflecte um futuro promissor. A disponibilidade de energia eléctrica propicia não só o bem-estar, como também melhora a qualidade de vida em todos os aspectos”, disse o governante, dirigindo-se à comunidade durante a cerimónia inaugural.
No rol das vantagens enumeradas pelo Chefe de Estado e que podem ser exploradas pelos residentes locais, não só, está o facto de a energia abrir também as possibilidades para a mecanização no agro-processamento, irrigação e refrigeração, actividades que deverão ampliar as diversas oportunidades na transformação dos recursos.
“O posto administrativo de Galinha pode, a partir de hoje, ver o seu centro de saúde a funcionar. Igualmente, as escolas podem começar a ensinar no período nocturno. A partir de hoje, as moageiras e outros equipamentos podem operar e as famílias podem ir à costa comprar o peixe sem condicionar o período do seu consumo”, acrescenta.
O Presidente Nyusi não parou por aí, disse mais: disse que os habitantes de Galinha-Sede podem acompanhar os programas televisivos e explorar a energia eléctrica para carregar os telemóveis, o que antes era possível percorrendo enormes distâncias até certos pontos limitados. Podem, ainda, usar os serviços financeiros oferecidos pela chamada carteira móvel, como também os estabelecimentos comerciais podem operar até mais tarde.
“Compatriotas, estes são os frutos da governação que só pode compreender quem durante a vida toda ficou privado de energia e hoje acordar com a iluminação que tanto esperava”, celebrou o estadista.
Por conseguinte, o Presidente da República reafirmou que a sua principal agenda governativa neste quinquênio é desenvolver Moçambique implementando acções concretas, como é o caso do projecto de electrificação nacional visando alcançar a meta de acesso universal à energia para todos os moçambicanos até 2030.