PR inaugura Mercado Central de referência nacional em Inhambane
Cidade de Inhambane (Moçambique), 01 de Agosto de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disponibilizou, hoje, para o uso público o Mercado Central da Cidade de Inhambane requalificado e modernizado, preparado para catalisar a economia local e oferecer oportunidades de emprego para os munícipes.
Segundo o estadista, a entrada em funcionamento do estabelecimento comercial agora reformado simboliza o crescimento progressivo que a cidade de Inhambane está a registar, não só, como também a materialização de um sonho.
"O sonho dos munícipes de Inhambane que hoje se concretiza insere-se num programa de desenvolvimento integrado para autarquias e zonas rurais que o nosso Governo vem implementando em parceria com o Governo através do Banco KFW [Banco de Desenvolvimento Alemão].
No quadro do programa referido, outras autarquias do país têm também beneficiado de financiamento para a edificação de infraestruturas diversas.
O Presidente da República avança explicando que a entrega do estabelecimento é ainda uma clara afirmação da política governamental de descentralização.
"Com a construção deste mercado, a cidade de Inhambane está a pôr em prática os objetivos de descentralização. E no quadro da reforma dos órgãos locais do Estado, iniciada há pouco mais de três décadas, a expansão e modernização de infraestruturas tem sido um dos principais pilares de governação desses órgãos", acrescenta.
Como um dos impactos do novo Mercado Central, disse o governante, o Município de Inhambane passa a estar em melhores condições de dar assistência aos pequenos vendedores para melhorarem os seus índices de eficiência, mas também um melhor controlo do comércio.
Reformado totalmente e com a introdução de novas componentes e secções (estaurantes, lojas e bancas), o Mercado Central de Inhambane exibe agora dimensões que "enriquecem a beleza da sua arquitetura", além do facto de oferecer oportunidades para mais negócios.
O Presidente Nyusi agradeceu aos parceiros do Governo alemão pelo apoio que resultou na construção do mercado, estes que para si têm estado atentos aos problemas concretos do país.