PR entrega infraestruturas de electricidade e água em Murrupula

Data: 29/07/2024
PR entrega infraestruturas de electricidade e água em Murrupula

Murrupula (Moçambique), 26 de Julho de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, entregou recentemente duas infraestruturas socioeconómicas no âmbito dos esforços do Governo para alavancar o desenvolvimento do distrito de Murrupula, na província de Nampula.

Trata-se da Rede Eléctrica do Posto Administrativo Nihessiue e o Sistema de Abastecimento de Água de Murrupula, ambos inaugurados num mesmo dia no decurso da Visita de Trabalho que o estadista efectuou a Nampula.

A infraestrutura eléctrica entregue em Nihessiue fora financiada pelo Governo de Moçambique e avaliada em cerca de 89 milhões de meticais.

O projecto consistiu na construção de 25 quilómetros (km) de Linha de Média Tensão e 10 km de Rede de Baixa Tensão. Igualmente, foram instalados 150 candeeiros de iluminação pública e cinco Postos de Transformação (PT), que totalizam 500 kilovoltampere (kVA) de potência, o que assegurou a ligação de 183 consumidores, dos mil previstos na primeira fase.

A linha abrange, no seu trajecto, a sede do posto administrativo de Nihessiue e o povoado de Nathepo, bem como os povoados de Nacuca e Nacorare, no posto administrativo de Murrupula-Sede.

Pelo menos oito mil pessoas, que correspondem ao total de habitantes da região, poderão ter acesso à energia eléctrica nos próximos tempos com a operacionalização de todas as fases do sistema eléctrico.

“É com muita alegria e satisfação que inauguramos, hoje, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Nihessiue, distrito de Murrupula. Esta acção enquadra-se na nossa agenda governativa de desenvolver Moçambique. Se quisermos desenvolver Moçambique, temos de desenvolver cada parcela de todo o território nacional. Nós temos o nosso projecto de electrificação nacional e estamos aqui exactamente para concretizar esta nossa ambição de ver Moçambique iluminado”, disse o Presidente Nyusi, dirigindo-se à população.

Com a inauguração da rede de Nihessiue, a província de Nampula eleva para 55 o número de postos administrativos electrificados, dos 70 existentes.

Acerca dos 15 restantes, o Chefe de Estado garantiu que tudo está a ser feito para que os trabalhos de electrificação sejam concluídos nos próximos tempos.

“O nosso objectivo é o bem-estar de todos, é reduzir as desigualdades sociais, é criar um ambiente de paz. Agora, o que ficou do vosso lado é aumentar a produção”, disse o estadista, que incentivou os residentes a cultivarem o espírito empreendedor tirando as facilidades oferecidas pela disponibilidade de energia.

Numa breve saudação às populações que acompanharam a inauguração da infraestrutura de Murrupula, o Presidente da República apelou para que se usasse o recurso de forma racional e falou da necessidade de se preservar o empreendimento, vigiando contra actos de sabotagem.

O sistema inclui um mecanismo de captação e estação de tratamento de água, condutas adutoras, ligações, construção de novos fontanários e reabilitação dos existentes.

É resultante da parceria entre o Governo e UNICEF, com apoio financeiro do Reino dos Países Baixos.

Cerca de 280 mil habitantes passam imediatamente a ter acesso à água potável.

WhatsApp Image 2024-07-29 at 14.04.32 (1)