PR dirige Sessão Conjunta dos SRE e do CEP Provincial em Sofala

Data: 23/08/2022
 
PR Nyusi orienta a reunião em Sofala - Beira-11

Beira, 23 de Agosto de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu ontem a Sessão Conjunta dos Serviços de Representação do Estado (SER) e do Conselho Executivo Provincial (CEP) em Sofala, com o intuito de auscultar o seu funcionamento no âmbito do processo de Descentralização Administrativa.

Intervindo na ocasião, o estadista moçambicano elogiou o desempenho dos órgãos governativos da província de Sofala, principalmente no sector da agricultura, que, segundo o Presidente Nyusi, demonstrou uma recuperação notável no período pós medidas restritivas que vigoraram por causa da pandemia.

O estadista moçambicano apelou aos governantes a estudarem com profundidade as Medidas de Recuperação Económica e aproveitarem os incentivos económicos nele patentes, ressalvando a necessidade de se ater ao regulamento das mesmas para melhor interpretação.

Num outro diapasão, o Presidente da República apelou aos governantes para apostarem no incentivo para o uso do equipamento agrícola e controlar o impacto do seu uso na economia, de modo a se fazer uma quantificação inequívoca, assim como gerir de forma responsável os excedentes, tomando em conta que Sofala é uma província de risco para desastres naturais.

“A Província precisa de debates sérios sobres medidas assertivas para o aumento da produção até ao fim do ano, e pensar numa estratégia que defina uma área concreta de investimento que possa ser facilitado com o recurso ao uso de meios que são abundantes na província para acelerar os indicadores económicos do ano”, apelou o Chefe do Estado. 

Para o Presidente da República, os números na produção devem ser confirmados e não estimados, pois só assim é que a província poderá ter uma gestão real dos seus bens, e se libertar da dependência. Apelou ainda para um combate cerrado à malária, que deve ser feita de uma forma intensa nas zonas com forte incidência por causas das suas características climáticas e de relevo, desenhando programas específicos e direccionados. 

O Presidente Nyusi chamou a atenção para necessidade de controlo tributário das actividades comerciais, com destaque para a venda de combustível, assim como o controlo do contrabando no Porto da Beira, e pesca ilegal pois alguns comerciantes desonestos usam esse meio para financiar o terrorismo.