PR: “SADC não deve abandonar agendas que beneficiem o povo”

Data: 18/08/2023
 
IMG-6520 (1)

Maputo, 18 de Agosto de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse ontem em Luanda, que os países-membros da SADC não devem abandonar as suas agendas permanentes que beneficiem os seus povos por questões pontuais.

"A insegurança, por exemplo, que se regista em algumas regiões deve ser resolvida, mas sem perdemos o foco da organização que é o desenvolvimento regional", disse o estadista moçambicano, momentos após o término da 43a Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O Chefe do Estado considerou, contudo, que a paz e segurança são extremamente fundamentais para o alcance do desenvolvimento económico, tecnológico e científico dos Estados-membros da África Austral, razão pela qual tudo deve ser feito para a sua manutenção.

Na ocasião, o Presidente Nyusi defendeu que não haverá desenvolvimento nenhum sem que haja paz e segurança. Indicou, ainda, que para além destes pilares, a questão do reconhecimento do capital humano é, igualmente, crucial para o alcance dos níveis mais altos de desenvolvimento dos países-membros da comunidade.

A materialização desta visão, segundo o Chefe do Estado, vai contribuir sobremaneira para reduzir o desemprego, sobretudo de jovens, uma das principais apostas dos países-membros membros desta organização da África Austral.