PR: “A Situação Geral da Nação é de estabilização e de renovado optimismo”

Data: 22/12/2022
 
_DSC8599

Maputo, 22 de Dezembro de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apresentou esta terça-feira, 20, em Sessão Plenária, na Assembleia da República, a Informação Anual sobre a Situação Geral da Nação.

Para o Chefe do Estado, as realizações do ano 2022, resumem-se em simples palavras: ano de trabalho, de estabilidade política, de pacificação, de credibilidade, de governação sustentável e de projecção além-fronteiras.

Por isso, pode-se afirmar categoricamente que, a Situação Geral da Nação é de estabilização e de renovado optimismo, face aos desafios internos e externos”, avaliou o Presidente Nyusi.

No seu discurso, o Presidente da República debruçou-se sobre as áreas que condicionaram o ritmo da governação económica no Plano Economico e Social 2022, dentre elas a Pandemia da COVID-19, o Terrorismo que assola a província de Cabo Delgado, o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), Calamidades Naturais e Choques Externos e o Agravamento do Custo de Vida.

No entanto, no âmbito da reactivação da economia e no domínio das finanças públicas, foi reconquistada a credibilidade de Moçambique no mercado financeiro internacional e para acelerar o crescimento da economia, o Governo lançou, neste ano, o chamado “Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE)”.

“O informe ilustra como os tempos foram difíceis para Moçambique e que tivemos de enfrentar contingências que atingiram todas as nações, mas que fomos capazes de virar a página e viver dias mais leves, mais luminosos”, disse.

Na sua comunicação, o Chefe do Estado, anunciou a decisão de conceder o indulto a mais de 809 reclusos. Movido pelo espírito de humanismo, respeito e protecção da dignidade da pessoa humana e pela solidariedade que caracteriza o Estado do Direito Democrático e a sociedade moçambicana.