“É necessário proteger a biodiversidade para manter o turismo” – PR
Matutuine (Maputo), 26 de Abril de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, durante o comício popular que orientou na Localidade de Ponta D´Ouro, Posto Administrativo de Zitundo, no Distrito de Matutuine, que é necessário proteger a biodiversidade para manter o turismo.
“É preciso proteger a biodivresidade, que é uma das características da Ponta D´Ouro que atrai o turista. Temos que evitar pescar na época do defeso, ou usar meios impróprios para fazer a actividade pesqueira, assim como buscarmos capacidade de resolver de uma forma sábia o conflito homem-fauna bravia, pois não se deve optar por eliminar os animais, já que são estes que fazem com que o nome Ponta D´Ouro seja sinónimo de turismo”, disse o Chefe do Estado.
Para o estadista, Ponta D´Ouro é sinónimo de turismo porque o nome em si invoca na mente pessoas a prática do turismo, e os turistas não vão à Ponta D´Ouro por causa da gastronomia nacional só, mas sim por causa da biodiversidade existente.
“É preciso que a população assegure o turismo para garantir os ganhos que este traz, como o emprego e a renda que a população se beneficia, pois o turismo é benéfico para a comunidade, e é por isso que deve se eliminar os efeitos nocivos que podem fazer com que os turistas não venham mais à Ponta D´Ouro”, instou o Presidente Nyusi.
Ainda hoje, o Presidente da República visitou o empreendimento económico “Peixe Bela Vista”, um projecto essencialmente avícola, com capacidade para 112.000 frangos em cada ciclo de 27 dias. Esta empresa também desenvolve actividades de piscicultura, com 22 tanques piscícolas instalados, assim como dedica-se à agricultura e pecuária. Os produtos deste empreendimento são distribuidos pelo mercado local e nacional, com destaque para o frango e o peixe.
A empresa, para além de criar emprego para a comunidade local, tem acções de responsabilidade social, que se expandem em infraestruturas sociais, assim como apoios directos à população local.
