“Trata-se de uma mais-valia para Moçambique”
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, hoje, a primeira e maior fábrica de produção de pão no país, Espiga D`Ouro. A unidade, situada no município da Matola, tem capacidade para produzir um milhão e oitocentos mil pães por dia, numa primeira fase, e, ainda nesta fase, vai abastecer as cidades de Maputo e Matola e depois, toda a região sul do país, tendo criado cerca de 1200 postos de emprego.
Na sua intervenção, o Presidente da República desafiou os gestores da fábrica a apostar na qualidade, manifestando o desejo de que a produção contribua para estabilização do preço.
“A indústria é um sector determinante para a transformação estrutural e aumento de competitividade, razão pela qual o Governo tem estado a promovê-la, orientada para a modernização da economia”, afirmou o estadista.
O Chefe do Estado enalteceu a ideia dos gestores de implantarem a fábrica no país e disse que a decisão mostra que Moçambique continua a ser um destino privilegiado de investimentos, especialmente para o subsector de panificação, onde se confeccionam produtos indispensáveis.
“Trata-se de uma mais-valia para Moçambique, por responder as exigências internacionais que recomendam a não uso dos recursos que requerem ao abate massivo de árvores o que compromete ambiente. O facto deste empreendimento empregar cerca de oitocentos (800) trabalhadores diretamente e quatrocentos (400) indirectamente, é uma prova clara de redução da taxa de desemprego”, disse o Presidente Nyusi.
No fim do seu discurso, disse ainda que a instalação da Espiga D'Ouro, empresa que representa uma grande oportunidade de negócio ao empresariado nacional, é uma das provas de que de facto Moçambique está de volta.