“Queremos uma Polícia mais eficiente, presente no terreno e com uma imagem pública imaculada”

Data: 15/11/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse, esta segunda-feira, que a Polícia deve ser eficiente, com mais presença no terreno e cuja imagem pública seja imaculada. “Queremos uma Polícia mais eficiente, presente no terreno e com uma imagem pública imaculada”, disse.

O Chefe do Estado falava, em Maputo, durante a cerimónia de tomada de posse de três Vice-Ministros, nomeadamente Helena Kida, nomeada para o cargo de Vice-Ministra do Interior; Leopoldo da Costa, para o cargo de Vice-Ministro da Saúde, e Celmira da Silva como Vice-Ministra de Terra, Ambientes e Desenvolvimento Rural.

Na ocasião, o Presidente Nyusi apelou à Polícia para que consolide a sua relação com o sector da justiça, para o bem dos cidadãos, sobretudo os que se encontram em conflito com a lei. “Queremos uma investigação criminal minuciosa, competente e que ajude o judiciário a esclarecer em tempo útil os crimes, pois a privação dos cidadãos à liberdade deve ser último recurso”, exortou.

Segundo o Presidente da República, a Polícia deve não só ser pontual nos actos e acontecimentos fora da lei, mas sobretudo que se antecipe, impedindo que eles tenham lugar. “Hoje, mais que nunca, pretendemos uma Polícia humanizada que não constitua ameaça ao seu o povo; uma Polícia que ajude e assista o cidadão nacional ou estrangeiro que se encontram no nosso solo pátrio sem nenhuma discriminação”, defendeu.

O estadista justificou que a escolha dos empossados baseou-se em critérios que reconhecem o percurso de vida de cada um e a competência profissional demonstrada nas actividades que exerciam anteriormente. O Presidente Nyusi deu, ainda, recomendações concretas para cada sector, sem deixar de exigir que os novos dirigentes sejam exemplos no combate à corrupção.