Presidente das República dirige mensagem pelo meio mandato do Ciclo de Governação

Data: 17/07/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu uma mensagem ao povo moçambicano pela passagem do meio mandato do seu ciclo de governação. Na sua mensagem, o Chefe do Estado começa por reconhecer a fase difícil que caracterizou o momento em que tomou posse como o quarto Presidente da República de Moçambique.

“Devemos reconhecer que assumimos funções num momento difícil. A queda dramática dos preços globais de produtos de exportação constrangeu o nosso crescimento económico, ao mesmo tempo que a seca, no sul de Moçambique e as cheias, no norte do país, afectavam vidas e o rendimento de milhões de concidadãos – homens e mulheres”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Porém, e apesar destes desafios, o Presidente da República diz que nos últimos dois anos e meio houve de muitas actividades, como o aumento do apoio aos agricultores para que mais produção fosse feita em Moçambique, induzindo a redução de preços no mercado; a asfaltagem e manutenção de milhares de quilómetros de estradas, assim como o impulsionamento da construção de linhas férreas para tornar Moçambique acessível às populações e aos empresários. 

“Se na primeira metade do meu mandato dediquei-me a trazer Moçambique de volta aos carris do progresso, na segunda metade deste mandato, em simultâneo quero empenhar-me em assegurar que os benefícios do nosso crescimento tenham impacto directo e sejam sentidos por cada um dos moçambicanos. Continuaremos a investir na saúde, educação, infra-estruturas, turismo e agricultura, ao mesmo tempo que combatemos vigorosamente a corrupção e todas as suas manifestações”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Abordando a questão da Paz, o Chefe do Estado diz que através de um diálogo franco, aberto e sem pré-conceitos, com todas as forças vivas da sociedade, incluindo a Renamo, o país tem conseguido uma paz relativa, rumo a consolidação de um ambiente de concórdia e reconciliação entre os moçambicanos.