Presidente da República presta homenagem ao Herói Nacional Filipe Samuel Magaia

Data: 24/07/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu à homenagem ao Herói Nacional Filipe Samuel Magaia, pela passagem dos 50 anos da sua morte. A homenagem foi marcada pela visita à família, inauguração de uma estátua do Herói Nacional e orientação de um comício popular no campo de Kape-Kape, no Baiiro de Chamanculo, Cidade de Maputo.

Durante o comício, o Chefe do Estado o herói nacional Filipe Samuel Magaia continua sendo uma fonte de inspiração e de orgulho dos moçambicanos, na formação da pátria e na unidade nacional, e que o seu legado deve servir de uma fonte de inspiração para os jovens, elevando o espírito patriótico e entregando-se à causa do desenvolvimento e bem-estar dos moçambicanos.

“Recordamos hoje um cidadão que ainda em tenra idade, sofreu a natureza bárbara da dominação colonial portuguesa, da qual nunca se conformou. A sua passagem pelo exército colonial português foi um momento ímpar para conhecer por dentro, o regime colonial, os seus pontos fortes e fracos, um conhecimento que viria a fazer dele um dos maiores estrategas da nossa luta”, disse o estadista moçambicano.

Filipe Samuel Magaia nasceu a 7 de Março de 1937, em Mocuba, na província central da Zambézia, e morreu em Outubro de 1966, enquanto exercia as funções de primeiro Chefe do Departamento de Defesa e Segurança da ala guerrilheira da FRELIMO, movimento que lutou pela libertação do país.