Presidente da República orienta comício em Satungira

Data: 14/08/2017
Presidente da República orienta comício em Satungira

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, orientou, hoje, um comício popular em Satungira, Povoado de Cavalo, Posto Administrativo de Vunduzi, no Distrito de Gorongosa, que foi o ponto de entrada para a sua Visita Presidencial de três dias à Província de Sofala.

Num encontro bastante concorrido, o Chefe do Estado reiterou a necessidade de engajamento dos moçambicanos na produção, como a principal forma de criar o bem estar geral e individual, afirmando que os moçambicanos tem uma óptima base para começar a trabalhar em busca do desenvolvimento socioeconómico, mercê do retorno gradual do ambiente de estabilidade política ao território moçambicano.
“O esforço que estamos a desenvolver no sentido de trazer a paz efectiva e duradoura ao país é, por si, um passo importante para se engajarem ainda mais no processo de produção que constitui uma das grandes potencialidades deste posto administrativo”, disse o Presidente Nyusi.

De recordar que o Presidente da República sempre afirmou, e demonstrou com actos que a agenda da Paz é irreversível, e esse aspecto encoraja os moçambicanos em geral, e a maioria dos residentes de Gorongosa, que regressou às origens, e está agora engajada na produção, num Distrito que apresenta óptimas potencialidades na produção de cereais, hortícolas, empreendedorismo (comércio), que voltaram a florescer.

“O gesto de produção que vocês abraçaram vai nos ajudar muito a poupar recursos que servirão para desenvolver Moçambique, e os produtores produzidos em Satungira uma parte deve ser destinada ao consumo,  e o excedente para comercializar”, disse o estadista.

Para o Chefe do Estado, os residentes de Satungira são os verdadeiros obreiros da paz, pois foi ali que a cruelidade das hostilidades militares se fez sentir com maior intensidade, onde, para além de causar vítimas, também retardou os programas de crescimento e desenvolvimento.

Porém, os projectos que o governo está concretizar, como é o caso da linha de energia eléctrica, que o estadista inaugurou hoje em Satungira vão estimular e transformar ainda mais a qualidade de vida dos residentes tanto dos povoados quanto do regulado.
“A linha de transmissão de energia eléctrica que hoje inauguramos não vai parar aqui, mas poderá se estender a outros pontos, como é o caso de Nhauronga, Nhautchendje, Panga Panga, e mesmo a Casa Banana”, dinformou o Presidente Nyusi.

No entanto, o Chefe do Estado pediu aos moçambicanos para permanecerem vigilantes no sentido de evitar que pessoas mal-intencionadas vandalizem a linha de transmissão da energia eléctrica, uma vez que não raras vezes são reportados casos de clara sabotagem da linha que leva a corrente aos consumidores, actos que se saldam em enormes prejuízos ao Estado.

O Distrito de Gorongosa tem igualmente enormes potencialidades turísticas, aliás é ali onde está o Parque Nacional da Gorongosa, um dos grandes símbolos do turismo moçambicano, daí que o comício serviu também para o Chefe do Estado deixar mensagens de apelo para a conservação das espécies da flora e da fauna bravia.