PR manifesta preocupação pelo incumprimento do Protocolo de Paris sobre Clima
Maputo, 04 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manifestou preocupação pelo incumprimento dos compromissos assumidos pelos países mais industrializados que mais contribuem para as mudanças climáticas.
Falando na abertura do VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa, o Chefe do Estado salientou que a emissão de dióxido de carbono prevalece o principal factor da ocorrência cíclica dos desastres naturais, que afectam principalmente os países que menos poluem, incluindo os membros da CPLP.
Para o Chefe do Estado, a educação ambiental não deve ser vista como direcionada as comunidades num sentido. Ela mostra-se, segundo disse, como uma ferramenta crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável em todas suas dimensões.
O Presidente da República afirmou ser preciso um grande compromisso ao nível das lideranças políticas na educação ambiental.
As políticas ambientais em Moçambique, segundo disse, estão alinhadas com as convenções internacionais e com o chamado conhecimento indígena.
De acordo com o governante, a resolução dos grandes problemas ambientais está centrada a três níveis, nomeadamente nos centros urbanos, nas zonas rurais e no ambiente marinho e costeiro.
“Nos centros urbanos, como nas cidades da Beira, Quelimane, Nacala, Xai-Xai, a educação ambiental focaliza o combate à erosão costeira. Nas zonas rurais, os grandes desafios incluem o combate à caça furtiva, mineração desenfreada e desmatamento insustentável da floresta sobretudo nas áreas de conservação”, sublinhou.
Para o caso do ambiente marinho e costeiro, o Chefe do Estado afirmou que a conservação constitui uma das grandes apostas pois, 26 por cento do território nacional é coberto por áreas de conservação, com destaque para os parques nacionais de Gorongosa, Banhine, Quirimbas, Limpopo, Zinave, Bazaruto e Maputo e as reservas de Gilé e de Mágoe.
O VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa tem como objectivos promover o intercâmbio científico, oportunidades de cooperação e partilha de experiências pedagógicas entre os países membros da CPLP.
O mesmo decorre sob quatro eixos temáticos, nomeadamente, a Educação Ambiental nas Políticas de Desenvolvimento, a Educação Ambiental no Sistema Educativo e Construção da Cidadania Ambiental, a Educação Ambiental como resposta aos Desafios Impostos pela Crise Climática e a Educação ambiental como contributo aos Grandes Projectos de Desenvolvimento.