PR manifesta interesse de incremento da cooperação económica com Egipto
Maputo, 09 de Junho de 2023 – Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje, no seu Gabinete de trabalho, o homólogo da República Árabe do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, que efectou uma Visita de Trabalho de um dia à Moçambique.
O encontro serviu para avaliar o estágio da cooperação bilateral nos vários domínios de interesse mútuo, trocar impressões sobre a situação política, económica e social entre Moçambique e Egipto e analisar a situação de segurança no continente africano e do mundo em geral.
Falando no almoço oferecido ao homólogo por ocasião da visita, o Chefe do Estado enalteceu o facto do Egipto ser o único país da região norte de África que possui uma representação diplomática moçambicana, resultante da amizade entre os dois países, que remota desde a independência nacional.
Na ocasião, Presidente da República manifestou a intenção de Moçambique incrementar a cooperação biliteral com o Egipto na área económica, tendo em conta a estabilidade das relações diplomáticas, pois, segundo disse, o país é uma terra com muitas oportunidades por explorar nos vários domínios.
“Temos terras virgens, fontes de energias, rios que correm em todas epócas do ano. Podemos desenvolver energia hídrica, por exemplo, agora estamos a discutir o projecto da Barragem de Mphanda Nkuwa e perspectivamos a Barragem de Cahora Bassa Norte, a Barragem de Mapai e uma série de opurtunidades que este país pode oferecer”, sublinhou.
O Presidente Nyusi entende que Moçambique pode colher experiências com técnicas e capacidade do Egipto em áreas de interesse, nomeadamente agricultura, turismo, pescas, infra-estruturas.
“O nosso interesse é explorar as nossas relações empenhando mais a juventude. Sei que 60 por cento da população do seu país é jovem e nós também, o que significa que queremos trocar mais impressões nesta área, com foco na cooperação na área desportiva, o que vai ajudar a juventude a se ocupar’’, frisou.
Ainda na sua alocução, o Presidente Nyusi saudou a estratégia egípcia no que tange ao uso do diálogo religioso na busca de consensos entre as partes em litígio.
É de salientar que esta é a primeira visita que um Chefe de Estado egipcío realiza à Mocambique.