PR inaugura edifício do Instituto Nacional de Acção Social da Maxixe

Data: 07/07/2023
 
PR Nyusi Inaugura edificio do INAS Delegacao de Maxixe-8 (1)-min (1)

Maxixe, 06 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou esta quinta-feira, na cidade da Maxixe, província de Inhambane, o edifício do Instituto Nacional de Acção Social.

‘’Em 2007, o Governo criou a Delegação do Instituto Nacional de Acção Social da Maxixe e, hoje, em resposta à demanda de mais e melhores serviços, estamos a inaugurar o novo edifício como parte dos esforços do Governo no esforço da capacidade das instituições públicas, promovendo infra-estruturas adequadas para o seu funcionamento e melhoria da prestação de serviços no caso concreto, às pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade’’, salientou o Presidente República.

Dados indicam que o Governo alargou a cobertura dos Programas de Acção Social para servir mais comunidades nos distritos, postos administrativos e localidades, tendo beneficiado, até ao momento, um total de 1.685.627 agregados familiares.

‘’Aqui, na Província de Inhambane, no período entre 2015 e 2022, o número de agregados beneficiários de programas de assistência social regulares aumentou de 34.920, sendo 23.397 mulheres e 11.523 homens, para 38.111 dos quais 27.304 ou seja 71,6% mulheres e 10.807 ou 28,4% homens’’, esclareceu o Chefe do Estado.

Segundo o Presidente Nyusi, o Governo está comprometido com a inclusão das pessoas que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade, de forma gradual, priorizando os grupos mais vulneráveis e aquelas acções que contribuam para o seu auto-sustento. Por isso, exortou aos funcionários da nova delegação do INAS, a conservarem o edifício, mantendo-o limpo e acolhedor, valorizando desta forma o investimento feito.

‘’Esperamos que façam deste edifício, um local de produção de soluções para o reforço das intervenções, agindo sempre com profissionalismo e humildade para o bem-estar dos nossos concidadãos’’, apelou.

O edifício hoje inaugurado resulta de um memorando entre o Banco de Moçambique e a Delegação do INAS da Maxixe com vista a garantir melhores condições de trabalho dos funcionários.