PR assegura fornecimento de energia para todos os moçambicanos
Mawayela, 07 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, assegurou hoje, no Posto Administrativo de Mawayela, distrito de Panda, na província de Inhambane, o fornecimento de energia a todos os moçambicanos. Este compromisso foi lançado no quadro da inauguração da Central Fotovoltaica de Mawayela.
A central hoje inaugurada possui uma capacidade de 200 Kwp, prevendo-se cerca 400 ligações na rede, na primeira. A mesma foi exclusivamente financiada pelo Governo, no âmbito do Programa Nacional de Energia para Todos (PROENERGIA).
‘’Este acto constitui o prenuncio de melhoria de bem-estar geral dos cidadãos deste posto administrativo, e esta central fotovoltaica representa o esforço continuado e consistente na electrificação do país através da empresa EDM e do FUNAI’’, salientou o Presidente da República.
Para o Chefe do Estado, a construção de infra-estruturas de energia modernas espelha a determinação do Governo no sentido de trabalhar sem mãos a medir para que a meta estabelecida no Programa de Acesso Universal de Energia seja concretizada até 2030, tendo como escopo, a dinamização do sector produtivo com mais enfoque no agro processamento mecanizado, a desertificação sectorial na produção, a promoção da criação de mais empregos, sobretudo para os jovens.
‘’A partir de hoje, estão criadas condições para o desenvolvimento multiforme do Posto Administrativo de Mawayela com enfoque no agro processamento. Desta forma realiza-se o potencial de acréscimo de valor de recursos existentes, numa clara aposta na desertificação da base económica, o que resulta na oferta de mais produtos e serviços, gerando mais emprego para os residentes desta parcela da província’’, afirmou o Presidente Filipe Nyusi.
Segundo o Presidente da República, a energia deve ser usada para gerar renda e catalisar pequenos negócios e servir para captação de água para o consumo e irrigação dos campos agrícolas, com efeito para a produção e produtividade
Por isso, apelou aos residentes de Mawayela a fazer o bom uso do empreendimento e a participar de forma activa no combate serrado ao roubo e a vandalização de infra-estruturas que com muito esforço foram instaladas para garantir o fornecimento de energia à população.
Moçambique persegue dois objectivos no contexto de energia para todos, nomeadamente, o alcance ao acesso universal a todos moçambicanos e o posicionamento do país como um actor de relevo no fornecimento de energia na região da África Austral.