PR afirma que o sector de turismo mostra sinais claros de revitalização

Data: 07/07/2023
 
Pr na inaguracao do Tribunal Judicial da provincia de Inhambane (3)

Inhambane, 06 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou nesta quinta-feira, na cidade de Inhambane, que o sector do turismo no país está em revitalização, após um período de interregno por conta da pandemia da COVID-19. Esta convicção foi partilhada durante a cerimónia de Inauguração do edifício do Tribunal Judicial de Inhambane.

Em 2022, o sector de turismo produziu uma receita de cerca de duzentos e cinquenta mil milhões de Meticais, representando um crescimento de 81,2%, em relação ao ano anterior – 2021. No mesmo ano, 2022, a província recebeu cento e noventa e sete mil e cinquenta e quatro turistas, contra cento e noventa e dois mil e quatrocentos e oitenta e cinco turistas do ano anterior, representando 22, 4% do total dos turistas que o país recebeu no período em apreço.

‘’Estes números são sinais claros de revitalização do sector de turismo, após o relaxamento total de medidas de combate à COVID-19 e a implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica’’, defendeu o Chefe do Estado.

A Província de Inhambane é parte dos cinco destinos prioritários para o desenvolvimento do turismo no país. Tal facto deve-se aos seus atrativos únicos que incluem 700Km de linha de costa com praias de águas cristalinas e dunas costeiras verdes, que preservam sua naturalidade.

Possui igualmente uma natureza cultural, por um lado, destacando-se a Timbila, declarada Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO; e por outro lado, evidencias e factos históricos como as estacoes arqueológicas de Manyikeni e Chibuene, ambas no distrito de Vilankulos.

É em função das características ora divulgadas que, em Inhambane, o sector do turismo conta com setecentos e trinta e quatro empreendimentos turísticos que empregam cerca de sete mil trabalhadores, contribuindo com cerca de 10% do total de oito mil, cento e cinquenta e quatro empreendimentos e setenta mil, setecentos e dezoito trabalhadores em todo o país.