OMS assegura apoio técnico na Iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital”

Data: 13/07/2023
 
PR recebe Director Geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus

Maputo, 13 de Julho de 2023 – A Organização Mundial da saúde (OMS), comprometeu-se a prestar apoio técnico na execução no país da iniciativa presidencial “Um distrito, Um Hospital”.

De acordo com informações prestadas pelo Director-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no fim da audiência concedida pelo Chefe do Estado moçambicano, não basta ter hospitais apenas, pois, há uma necessidade de se “garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços que carecem de financiamento”.

“Falamos também sobre a mobilização de parceiros para ampliar esta iniciativa “Um Distrito, Um Hospital”. Como é do vosso conhecimento, Moçambique tem 154 distritos e todos precisam de hospitais. Alguns já tem e outros estão ainda em construção, mas precisamos de identificar os potenciais doadores para apoiar esta iniciativa. Isto tudo vai acontecer com o compromisso do governo que está empenhado com vista a tornar todo este processo uma realidade. Falamos sobre como poderemos seguir os próximos passos para avançar com este desiderato”, sublinhou o dirigente máximo da OMS.

Durante a audiência, o chefe do estado discutiu com o Director Geral da OMS problemas relativos ao combate a outras enfermidades como a pólio, cólera, malária entrem outras doenças.

“Como é sobejamente sabido, o Presidente Nyusi está muito empenhado no combate contra a malária e é campeão nesta luta. Assim, decidimos incluir Moçambique na iniciativa da vacina contra a malária e, já no primeiro trimestre do ano que vem o país poderá beneficiar desta vacina”, assegurou Tedros Ghebreyesus.

No que se refere às mudanças climáticas, o Director-Geral da OMS referiu que ficou particularmente satisfeito pela forma como o Presidente Nyusi geriu o surto da cólera, em resultado do ciclone Freddy e, igualmente, com a pólio que foi rapidamente detectada e gerida, cuja situação já está controlada.

“Falamos também dos progressos alcançados na redução da mortalidade materna e infantil, em particular para crianças abaixo de 5 anos. Repito que a iniciativa “Um Distrito, Um Hospital” também poderá agregar valor a este empenho do Presidente da República para a melhoria da saúde dos cidadãos. Esperamos que todos contribuam porque a saúde não é apenas trabalho do Ministério da saúde, mas sim de todos os cidadãos e todos podemos fazer a nossa parte”, sustentou

Para o dirigente que temos vindo a citar, muitas das doenças que acarretam um risco muito elevado são cardiovasculares e resultam muitas das vezes de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, consumo do tabaco, entre outras práticas não saudáveis.

“Todos podemos adoptar um estilo de vida saudável e lutar pelo bem-estar de todos nós”, rematou.