“Não descansaremos enquanto não eliminarmos as taxas de desnutrição nas crianças”
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu hoje à abertura da V sessão do Conselho Central da Organização dos Continuadores que teve lugar hoje, na Cidade da Matola, província de Maputo, sob o lema “Eduquemos as Nossas Crianças num Ambiente de Paz, Amor e Solidariedade”.
Na ocasião, o Chefe do Estado mostrou-se preocupado com a prevalência do índice de desnutrição aguda em crianças no país e o abandono ao seu tratamento, afirmando que duas em cada 10 crianças continuam a abandonar o tratamento da desnutrição aguda, facto que preocupa o Governo.
O estadista moçambicano disse que o Governo está consciente dessa realidade, por isso que tomou várias medidas para inverter essa situação, por isso que foram aprovados vários instrumentos programáticos com, destaque para o Plano de Acção para Crianças 2013/2019, e a Estratégia Nacional de Prevenção e Combate aos Casamentos Prematuros em Moçambique.
“Não descansaremos enquanto não eliminarmos as taxas de desnutrição em crianças. Continuamos a envidar esforços para que a oferta da vacina abranja a todas as crianças e que completem todas as vacinas durante os doze meses da vida. Já estamos a reforçar as brigadas móveis de vacinação”, assegurou.
O Presidente Nyusi exortou as crianças a saber que o país foi conquistado com base no sacrifício dos melhores filhos do povo moçambicano, daí que devem aprender, desde cedo, que o sucesso só se alcança com base na honestidade, sacrifício e muito trabalho.